Edmundo ou Leandro Amaral? Um dos dois vai ficar no banco na Colina
O assunto ainda é tratado com cuidado em São Januário, mas uma modificação é dada como certa no próximo confronto do Vasco no Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo, no dia 23, no Rio de Janeiro. Edmundo e Leandro Amaral não vão atuar juntos nas últimas três rodadas da competição. E não é só o técnico Renato Gaúcho que já constatou tal situação. Os números do time da Colina não mentem.
Com Leandro Amaral e Edmundo iniciando o jogo entre os titulares, o Vasco venceu apenas duas partidas, empatou outras duas e perdeu dez - aproveitamento de 19,04%. Os dois, porém, são os artilheiros do time na competição. Enquanto o Animal tem 13 gols, o camisa 11 já marcou nove.
Por outro lado, quando apenas um dos dois começa jogando, o Vasco tem um retrospecto bem superior. Com Leandro Amaral entre os titulares e Edmundo fora de combate ou na reserva, o time da Colina conquistou quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas - aproveitamento de 33,3%. Com o Animal em campo e o companheiro machucado, o time da Colina obteve 53% dos pontos disputados. Foram dois triunfos, dois empates e apenas um tropeço.
Além disso, na Era Renato Gaúcho, o Vasco tem se saído melhor quando aposta em apenas um dos dois como titular e no esquema 3-6-1. Nos dez jogos sob o comando do treinador, o time entrou em campo com apenas um atacante seis jogos. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota.
Um indício de que a mudança deve ser feita foi constada no treinamento desta sexta-feira, em São Januário. O preparador físico Alexandre Mendes dividiu o grupo vascaíno e dez atletas foram selecionados para trabalhar de um lado do campo. Curiosamente, os jogadores foram os mesmos que iniciaram a partida contra o Santos, na semana passada. Edmundo, que segue uma programação diferenciada, ficou na sala de musculação.
No que depender dos números, o técnico Renato Gaúcho vai precisar usar toda a sua diplomacia e o seu jogo de cintura para sacar um dos medalhões da equipe. Resta saber quem vai assistir aos próximos jogos ao lado do comandante, Leandro Amaral ou Edmundo.