Futebol

Edmilson assina com o Vasco e diz: "O time não é ruim. É bom"

Tentando reerguer-se em meio à má campanha na Taça Rio, o Vasco já tem um reforço para a disputa do Brasileirão. Com longa passagem pelo futebol japonês, onde atuou por 10 anos, o atacante Edmilson assinou nesta sexta-feira o contrato com o Cruz-Maltino, com quem terá vínculo até o final de 2013 - com opção de renovação até o fim do próximo ano. Apesar de chegar em um momento conturbado, o reforço, que será apresentado na próxima terça-feira, avalia com otimismo o futuro da equipe, que ele considera ter qualidade.

- Estou bastante animado. Primeiro pelo fato de ser o Vasco da Gama, um clube grande. Segundo porque contrataram um dos melhores técnicos que o Brasil tem. Terceiro porque o time não é ruim. É muito bom, só está passando por um momento conturbado e não está conseguindo jogar. Mas confio nos jogadores e no técnico. Isso (crise) não vai durar muito, não - declarou o atacante.

O centroavante foi oferecido e teve o nome aprovado por René Simões, pelo diretor técnico Ricardo Gomes e pelo treinador Paulo Autuori, que o conheceu quando atuou por equipes da Ásia. Ele teve recentemente encerrado seu contrato com Al Gharafa, do Catar, que o havia emprestado ao FC Tokyo, do Japão. Assim, o Vasco pôde negociar diretamente com o atleta, que não possuía vínculo com qualquer clube.

Edmilson acredita estar em forma por vir mantendo uma rotina de treinamentos, embora admita que necessite de ritmo de jogo. O atacante, entretanto, terá tempo para se preparar, uma vez que só poderá estrear oficialmente no Brasileirão (o primeiro jogo do Vasco é em 26 de maio, contra a Portuguesa). As inscrições para a Taça Rio se encerraram na última semana.

Contratado para ser mais uma alternativa ofensiva para a equipe de Paulo Autuori, Edmilson terá uma missão que vem se mostrando quase impossível para o ataque vascaíno nos últimos tempos: balançar as redes. Na Taça Rio, a equipe ainda não marcou nenhum gol em quatro jogos.

- O Vasco na Taça Guanabara foi à final, perdeu por detalhe. No segundo turno, infelizmente, não tem feito gol, mas todo mundo está lutando. Tem o Tenorio e o Eder Luis, atacantes que estão tentando. O melhor para isso é o trabalho, uma hora a bola vai entrar, vai ter que entrar - declarou.

Questionado se o atraso no pagamento dos salários - que tem sido rotina no clube - poderia ser um obstáculo em sua adaptação ao time, Edmilson desconversou, mantendo o discurso de que tal questão não influenciar o desempenho nos jogos.

- Tem esse lado financeiro, que os times grandes estão passando. Mas eu vou estar focado dentro de campo, porque voltei para o Brasil para isso. A gente tem que ter cabeça boa e deixar isso fora de campo. Vamos trabalhar e esperar a diretoria fazer a parte dela, acertar tudo. Acredito nisso, que vai dar tudo certo - encerrou.

Confira a ficha de Edmilson:
Nome: Edmilson dos Santos Silva
Nascimento: 15 de setembro de 1982, em Salvador (BA)
Clubes: Palmeiras, Albirex Niigata (Japão), Urawa Red Diamonds (Japão), Al Gharafa (Catar) e FC Tokyo (Japão)

Fonte: ge