Futebol

Edimar se rende ao desempenho das crias da Colina: 'Só tenho a exaltar'

A vitória do Vasco por 3 a 1 sobre o Tombense teve como grande destaque as atuações dos jovens da equipe. Revelados no clube, Andrey Santos e Marlon Gomes foram os autores dos gols da partida, enquanto Eguinaldo e Figueiredo entraram bem. Edimar, um dos "velhinhos" do elenco, como brincou Andrey, se rendeu ao desempenho dos garotos:

- Só tenho a exaltar o que o Vasco tem feito em relação às categorias de base. A gente vê que os meninos sobem realmente nos ajudando muito. Andrey, Marlon, Eguinaldo, Figueiredo e PEC são meninos que sabem o que é Vasco. Sabem o que é jogar no Vasco - disse o lateral de 36 anos.

"Eu costumo falar que o momento agora é deles, então a gente está ali para dar o suporte necessário que eles precisam. A importância deles realmente tem sido fundamental. Com eles, acredito que vamos conseguir o maior objetivo do clube que é voltar pra primeira divisão", completou.

Andrey está na sua primeira temporada como profissional. Titular desde o início da Série B, o garoto de 18 anos já marcou cinco gols em 19 jogos e tem sido um dos melhores jogadores do time. Marlon Gomes fez apenas o seu segundo jogo como titular no Vasco e teve atuação de gala. Apesar da juventude, Edimar destacou a maturidade da dupla.

"Sinceramente, eu não sei se esses meninos são tão jovens como são, porque eu costumo dizer que a maturidade que eles têm é impressionante. O Marlon é brincadeira… Esse menino tem uma maturidade enorme. O próprio Andrey com 18 anos, parece que é um velho do futebol", disse.

Na zona mista, enquanto Andrey elogiava a base do clube, o volante chegou a brincar sobre a parceria dos "garotos" e "velhinhos" do grupo do Vasco.

- O trabalho que o clube faz mostra como a nossa base é forte. Espero que sempre que o Vasco precisar, a base possa dar conta do recado, juntamente com os velhinhos (risos) - brincou Andrey.

Torcida: "Não tem igual"

Essa foi a primeira partida do Vasco às 11h da manhã na Série B. Edimar disse que o elenco vinha treinando há duas semanas no mesmo horário, para se adaptar, e elogiou muito a presença da torcida vascaína.

- Não tem igual (à torcida do Vasco), realmente é impressionante aquilo que eles fazem, a festa que eles fazem. A gente vem de um resultado que não foi positivo, contra a Ponte Preta, aí eles vêm aqui, num sábado 11 horas da manhã, podendo estar em outros lugares, e fazem essa festa. Realmente eu posso dizer que é uma torcida apaixonante e o que a gente pode fazer dentro de campo é dar a vida, o sangue, para que não somente eles, mas todos nós possamos comemorar - disse o lateral.

São Januário teve mais uma vez casa cheia: foram ao todo 20.902 pagantes na partida. O Vasco está invicto como mandante na Série B. O jogo deste sábado foi a 13ª partida da equipe jogando em casa. Até aqui, são oito vitórias e cinco empates. O lateral falou sobre a importância do resultado contra o Tombense depois de alguns tropeços:

- Viemos oscilando um pouco dentro da competição. No meu ponto de vista é até um pouco normal, já que temos um grupo muito novo de atletas. Voltar a vencer em casa, com essa torcida no jogo de 11 horas, eles fazendo a festa que fizeram, é muito importante para a gente voltar para dentro da competição. Abrir ali 8 pontos, tentar manter essa gordura até o final porque o nosso maior objetivo é colocar o Vasco na primeira divisão - completou Edimar.

Outros trechos da entrevista

Vencer em casa
A gente sabe que na Série B, você pontuando em casa, ganhando e conseguindo buscar resultados fora, te dá uma gordura maior dentro do campeonato. Com essa vitória dentro de casa, a gente volta para dentro da competição e se distancia ainda mais do quinto colocado.

Horário do jogo
Jogar 11 horas da manhã no Rio de Janeiro, no calor que faz, realmente você tem que ter uma readaptação. Mas a gente já vem treinando há duas semanas, mais ou menos no horário do jogo. Então hoje a gente conseguiu imprimir o ritmo e sermos mais fortes na questão da agressividade. Fazer um gol também logo no início do jogo ajuda bastante a te dar tranquilidade, para os meninos também desempenhar o seu melhor futebol.

União do grupo
É impressionante, eu acho que esse é um dos grupos mais unidos que eu passei. Isso é o fruto daquilo que a gente tem feito no dia a dia, acho que essa união é o que tem dado o resultado para nós e no final do ano vamos ser coroados.

Sequência da competição
Cada jogo é uma dificuldade muito grande. Você jogar contra o CSA lá em Alagoas., realmente é muito difícil. Depois temos o jogo pesado contra o Bahia, que é um adversário direto. A gente interpretou esse jogo de hoje como uma final, contra o Bahia e contra o CSA não vai ser diferente. Acredito que com mais seis vitórias, vamos ser coroados com a subida para a primeira divisão..

Fonte: Globo Esporte