e-Sports: Saiba tudo sobre o campeonato eGol Pro
Anunciado em novembro do ano passado, o eGol Pro estreia na próxima semana recheado de clássicos e jogos que prometem. O torneio de eFootball PES 2021, realizado em parceria entre a Globo e a Konami, convidou grandes clubes do futebol brasileiros para apimentar ainda mais os jogos entre alguns dos melhores atletas da modalidade do país. Flamengo, Corinthians, São Paulo, Botafogo, Santos, Internacional, Vasco e Atlético-MG disputam o título inédito a partir da próxima terça-feira (22).
A partir da estreia neste dia 22 de março, os jogos da fase de pontos do eGol Pro acontecem de segunda e terça-feira, a partir das 17h, sem jogos simultâneos. As partidas terão transmissão do SporTV 3, YouTube do e-SporTV e também da Player1 na Twitch.
Apesar da estreia do eGol Pro estar marcada apenas para o dia 22 de março, o torneio de PES 2021 começou bem antes. Ainda no fim do ano passado, a organização liberou o eGol Open, classificatória completamente aberta para habilitar os melhores jogadores do Brasil para Draft.
No evento, que seguiu os moldes das ligas esportivas norte-americanas, estavam disponíveis tanto atletas consagrados, como o bicampeão mundial Guilherme "GuiFera" e o campeão brasileiro Thiago "Avaré" como alguns nomes que nunca haviam aparecido em grandes competições do simulador da Konami.
Assim como no Brasileirão de futebol tradicional, o eGol Pro terá uma primeira fase de pontos corridos, na qual todos os times se enfrentam duas vezes, em confrontos de ida e volta. Ao todo, serão 14 rodadas em 7 semanas de competição. Sendo assim, toda semana terá rodadas duplas. Esta primeira fase do torneio será disputada somente no modo cooperativo, o famoso 3x3.
Os quatro melhores clubes da fase de pontos avançam para os playoffs, que serão divididos em semifinal, disputa de 3º e 4º lugar e, claro, a grande final. Todas as partidas desta fase decisiva serão disputadas no formato melhor de cinco, sendo que os dois primeiros jogos acontecem no formato clássico 3x3, mas, a partir do terceiro jogo da MD5, começa a valer o formato Rei da Mesa.
Entenda o "Rei da Mesa"
A partir do terceiro jogo da MD5, cada clube terá que escolher apenas um jogador para representar a equipe no palco. Ao final do confronto, quem perder passa o controle para um companheiro, enquanto estiver vencendo continua no palco e aguarda a substituição do adversário.
OS CLUBES E ELENCOS
Nesta última semana, cada um dos clubes participantes divulgou o elenco completo para a disputa do eGol Pro. Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Internacional, Santos, São Paulo e Vasco participaram do eGol Draft para escolher alguns dos jogadores que se destacaram no eGol Open. Apenas o Botafogo optou por ficou de fora do evento. Confira agora os elencos completos de cada time:
Atlético-MG (e-Galo)
Durante o eGol Draft, o e-Galo teve três escolhas para reforçar o elenco e focou nos nordestinos. dois desses foram selecionados para o elenco final: o baiano Igor "IGOR_INFINITO" e o sergipano Luiz "BairralSE", que faz questão de carregar o estado na gamertag.
O restante do elenco é bem diverso. De São José dos Pinhais, no Paraná, vem Rudy_Lucas, do centro-oeste do país o e-Galo contratou logo dois, Valber "Valber_Gyn" e Alonso "AlonsoFGFD", de Goiás. O único mineiro é Teu_Fera10, de Montes Claros.
Botafogo
A estreia do Botafogo nos esports foi no Campeonato Brasileiro de Futebol Digital PES 11x11. Na ocasião, a equipe foi eliminada nas oitavas de final. Por já contar com um time de onze jogadores profissionais na modalidade, o Alvinegro optou por não participar do eGol Draft e fez uma seletiva interna.
Com cinco paulistas e nenhum carioca, o Botafogo será representado no eGol Pro por Guilherme "guirossener_", Victor "kakonucci_ ", Gustavo "Frenetico", Cristiano "Cris" e Lucas "Casca", todos do estado de São Paulo. De Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Gabriel "zFraga__" fecha o elenco do Alvinegro no torneio.
Corinthians
Bicampeão do e-Brasileirão pelo Cruzeiro, HenrykinhO disputou o eFootball.Pro pelo Barcelona em 2020 junto de Guilherme "GuiFera", hoje jogador do São Paulo no eGol Pro. Outro nome conhecido do cenário é Felipe Mestre. Torcedor declarado do Alvinegro, o paulista já conquistou um título continental sobre o agora companheiro de clube em 2018.
Ainda no elenco, o Corinthians tem outro torcedor-jogador. Selecionado pelos dirigentes corintianos durante o eGol Draft, Rafael "Rafafiel_" carrega no apelido o amor ao time do coração. Fecham o elenco do Timão: Futefacil_R10 e Ghalbim_PES.
Flamengo
Representando o Fortaleza nas últimas duas edições do e-Brasileirão, Joel "SapoMito", nova contratação do Flamengo, ficou conhecido por ser muito expressivo e sempre comemorar muito cada lance a favor, seja um gol ou uma grande defesa. Em 2019, ele caiu na final diante de Thiago "Avaré", do São Paulo, por 6 a 3 no placar agregado. Já em dezembro de 2020, o nordestino perdeu para o bicampeão mundial Guilherme "GuiFera" por 5 a 1 na soma dos dois jogos.
Com um trio formado desde 2020 por Alan Leal, Vitor "Mito Abdalla" e Leonardo "Jambock", o Flamengo não precisou se movimentar muito no mercado de transferências. Além de SapoMito, o Rubro-negro contratou Sandro "Sandrinhoo51" e Mateus "GGAANGGSTER", escolhido através do eGol Draft.
Internacional
O Colorado anunciou sua entrada nos eSports há algumas semanas. O primeiro elenco do clube será de eFootball PES 2021, contando com o trio de Rodrigo "Rodrigão", Edson "Juninho" e Henry Caohan. O clube ainda promete que terá mais modalidades a serem anunciadas futuramente, e diz que brigará para ser referência no topo entre outros clubes e organizações.
O trio do PES já é bastante rodado no cenário nacional: Juninho foi campeão brasileiro em 2018; Henry foi campeão da Copa do Brasil da CBFDV (Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual) em 2019. Rodrigão, escolhido como o capitão da equipe, foi campeão invicto da Liga Colorada no Xbox One.
Santos
Um dos nomes que mais se destaca na lista do Santos é o jovem Agnaldo "Novato", de 19 anos, que conquistou o título dos Jogos Escolares Eletrônicos de 2019. Representante da Escola Américo Brasiliense Doutor, de São Paulo, Novato utilizou o Flamengo para vencer o torneio. Além do troféu, o jovem ainda ganhou uma viagem com acompanhante para a CCXP em São Paulo, com direito a um dia de experiência na maior Comic Con do Brasil.
Além da promessa Novato, o Santos acertou com mais dois selecionados durante o eGol Draft em fevereiro. A dupla Matheus "LMATHEUS" e Matheus "MLOVE" também chamou a atenção do dirigente alvinegro durante o evento. O elenco ainda conta com Wellington "Nego Jr", MDouglas99 e Nobrega.
São Paulo
O São Paulo anunciou oficialmente o elenco completo que disputará o eGol Pro com um vídeo especial todo produzido no Morumbi. O Tricolor Paulista apresentou os quatro jogadores que irão representar o clube no torneio nacional de eFootball PES 2021. Dentre os nomes, estavam os dois finalistas da WESG LATAM 2021, Guilherme "GuiFera" e Thiago "Avaré".
Além do bicampeão mundial GuiFera e do campeão brasileiro de 2019 Avaré que foram selecionados no eGol Draft em fevereiro, o São Paulo apresentou dois reforços para eGol Pro. Ralph Monteiro, do Espírito Santo, e o paulista Arthur Apeste fecham o elenco tricolor na disputa do torneio.
Vasco
Um dos jogadores que está entre os anunciados desta terça-feira é a promessa Eduardo "Eduardinho_PR", de 17 anos. Apesar da pouca idade, o paranaense já se destaca há dois anos no cenário competitivo de PES. Em 2019, ainda com 15 anos, o jovem venceu Felipe Mestre, nome consagrado nos esports, representando o Avaí durante a disputa do e-Brasileirão daquele ano.
Outro nome escolhido pelo Vasco durante o eGol Draft foi Diego "China", que abre a lista de cinco cariocas que compõem o elenco cruz-maltino. Allan "AllanC", Kaique "Reizin" e Gabriel "Franja", que já haviam sido apresentados à torcida em setembro de 2020, e Fabricio "FabricioP", que foi contratado para o torneio de PES 2021.
AS REGRAS
Pontuação:
Vitória: 3 pontos;
Empate: 1 pontos;
Derrota: 0 pontos.
Critérios de desempate
Maior número de vitórias;
Confronto direto;
Maior saldo de gols;
Maior número de gols marcados;
Uma nova partida de 8 minutos (4 por tempo).
Métricas do jogo
10 minutos (5 cada lado);
Times balanceados;
Empate durante a fase de grupos, 1 ponto para cada lado;
Empate durante os playoffs, pênaltis.
Fonte: ge