É matar ou morrer
Atenção, torcida vascaína, lápis e papel na mão. É hora de fazer contas. O Vasco sobe a serra gaúcha para enfrentar o Juventude, hoje, às 16h, no Alfredo Jaconi, em busca de uma vitória que o deixe perto de terminar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, no mínimo, entre as oito equipes mais bem colocadas, o que garante vaga para a Sul-Americana de 2007. Porém, o técnico Renato Gaúcho sonha mais alto e deseja virar o turno na zona de classificação para a Libertadores.
De acordo com o matemático Tristão Garcia, os números cruzmaltinos revelam que o primeiro objetivo será bem mais fácil de se conquistar. Até o momento, o Vasco tem 22 pontos, e, com mais duas vitórias e dois empates, termina no G-8. Ou seja, suas chances, até o momento, são de 50%.
- Com 30 pontos, é certo que o Vasco fique nessa parte da tabela.
Com 29, é praticamente certo. Só se perde essa oportunidade com uma vitória e três derrotas. Dessa maneira, chegaria aos 25 pontos e ficaria com 1% de chance calculou Garcia.
Para terminar o turno na zona da Libertadores, o Vasco precisará operar um milagre. Suas chances giram em torno de apenas 4%. Com isso, se alcançar os 34 pontos (com quatro vitórias nas quatro rodadas restantes), a equipe teria 99% de chances de realizar a proeza. Isso é agravado pelo fato de o Vasco não ter vencido quatro partidas consecutivas nenhuma vez neste Brasileirão.
Até a derrota para o Paraná, por 1 a 0, na rodada passada, o Vasco havia conquistado três vitórias, em quatro partidas. Se repetir esse desempenho, chegará aos 31 pontos e ficará com 36% de chances de terminar na zona da Libertadores.
Nas duas próximas rodadas, o Vasco jogará em São Januário - São Caetano e Figueirense - e fecha a participação no turno contra o Santos, na Vila Belmiro. Será que dá?