Futebol

É hoje! Vasco enfrenta o Palmeiras no Maracanã

Hora de virar a chave. Após vencer o Cerro Porteño pela Libertadores, o Palmeiras vai até o Estádio do Maracanã para encarar o Vasco, neste domingo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para começar às 16h (de Brasília).

O palco do confronto foi definido em cima da hora. A oficialização aconteceu após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acatar o pedido do Gigante da Colina para a utilização do estádio. A diretoria do Vasco havia entrado na Justiça para garantir o uso do Maracanã, mas Flamengo e Fluminense conseguiram, no último sábado, um efeito suspensivo que proibia a venda de ingressos por parte dos cruzmaltinos.

O Consórcio que administra o Maracanã respondeu ao Vasco mais de um mês após a solicitação original. A gestão informou que daria uma resposta somente no último dia para uma mudança de local para a partida. Sem resposta definitiva de Flamengo e Fluminense, o clube cruzmaltino levou a questão à justiça. A dupla Fla-Flu era contra a utilização do Maracanã por parte do Vasco e citou a preservação do gramado como argumento. O desembargador que indeferiu o efeito suspensivo, Luiz Eduardo Cavalcanti, ressaltou que o estádio será palco de nove jogos em abril — logo, a causa de Flamengo e Fluminense não se sustentava.

Polêmicas à parte, as duas equipes visam manter o 100% de aproveitamento neste início da disputa nacional. Na primeira rodada do Brasileirão, a equipe de Abel Ferreira venceu o Cuiabá por 2 a 1 no Allianz Parque — enquanto o Gigante da Colina triunfou no Mineirão, pelo mesmo placar, contra o Atlético-MG.

O Cruzmaltino iniciou a competição sob muita desconfiança após ficar de fora da final do Campeonato Carioca e da eliminação na Copa do Brasil para o ABC. O técnico Maurício Barbieri, entretanto, teve quase um mês para preparar a equipe para o Brasileirão.

A vitória por 2 a 1 em Belo Horizonte mostrou um time competitivo. O tempo para treinar, por sinal, será uma vantagem do Vasco em relação a muitas equipes, já que só estará disputando uma competição no restante da temporada.

Atuando em casa, o Vasco, entretanto, não vence o Palmeiras desde 2012. Mesmo em seus domínios, o Vasco está em desvantagem no retrospecto do confronto: em 46 jogos, o Palmeiras venceu 20, com 15 vitórias vascaínas e 11 empates.

Pelo lado do Palmeiras, que não perde para o Vasco desde 2015, o técnico Abel Ferreira terá os desfalques de Bruno Tabata (lesão muscular na coxa esquerda), Rony (fratura no antebraço direito), Raphael Veiga (lesão muscular na coxa) e Atuesta (lesão no joelho direito).

A boa notícia é que Mayke foi a grande novidade na reapresentação alviverde na sexta-feira. Agora recuperado de uma entorse no tornozelo, o lateral direito começou o processo de transição física e foi ao gramado da Academia de Futebol, podendo surgir como opção contra o Vasco.

O comandante alviverde dispõe de duas opções para a abordagem da partida. Caso queira manter a fórmula que deu certo contra o Cuiabá, na estreia do Brasileirão, Abel pode escalar o Verdão com um quarteto ofensivo formado por Artur, Dudu, Flaco López e Endrick.

Por outro lado, no jogo contra o Cerro Porteño, pela Libertadores, a estratégia foi de sacar Endrick do time titular e povoar o meio de campo com a presença de Jhon Jhon — que foi bem no confronto.

O duelo não terá à beira do gramado nenhum dos treinadores das equipes. Na estreia, Abel Ferreira, do Verdão, levou dois amarelos e foi expulso. Já Maurício Barbieri, comandante do Vasco, recebeu o cartão vermelho e também cumprirá suspensão.

Fonte: Gazeta Esportiva