Futebol

É hoje! Vasco enfrenta o Fluminense às 21h50 em Florianópolis

Em um clássico carioca que será disputado longe do Rio de Janeiro, Vasco e Fluminense se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), na Ressacada, em Florianópolis, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória é fundamental para as duas equipes. O Cruz-Maltino, que vem de empate por 1 a 1 com o Flamengo, encontra-se na zona de rebaixamento, com 29 pontos, cinco a menos que o Tricolor, que viu o Internacional lhe impor 1 a 0 no fim de semana, acabando com uma invencibilidade de oito jogos. Um triunfo é fundamental para manter vivo o sonho de uma vaga na próxima Libertadores. O duelo acontecerá no Sul porque os vascaínos foram punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com perda de mando de campo pela confusão que sua torcida protagonizou com a do Corinthians, no empate por 1 a 1 entre os dois times em Brasília.

As duas equipes estão tratando essa partida com caráter decisivo, embora saibam que nada será definido com este resultado. Porém, ambos os lados entendem que um triunfo terá importante fator psicológico.

“Estamos trabalhando muito para tirarmos o Vasco desta situação, e ganhar um clássico é algo que pode rapidamente mudar a nossa realidade neste Campeonato Brasileiro, pois vai aumentar ainda mais a confiança de todos aqui, que sabem que podem afastar o time da zona de rebaixamento”, afirmou o técnico Dorival Júnior.

Os jogadores do Fluminense, que estão sendo sempre trabalhados psicologicamente pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, têm o mesmo pensamento em relação ao jogo. “Perdemos um jogo importante contra o Internacional, em que merecíamos pelo menos o empate. Portanto, é importante retomar o mais rapidamente possível uma série positiva de resultados para que a nossa confiança aumente. Temos objetivos nesta temporada e eles passam por um triunfo sobre o Vasco”, disse o lateral-direito Bruno.

O volante Jean tem o mesmo pensamento, mas alertou seus companheiros sobre os perigos do Vasco. “Eles estão na zona de rebaixamento, mas merecem o nosso respeito porque serão um adversário muito complicado de ser batido, já que têm um time qualificado, que poderia ter tido melhor sorte em algumas partidas. Caberá ao Fluminense jogar com muito empenho para impor seu estilo de jogo e construir a vitória”, disse Jean.

O respeito entre os dois lados é mútuo. “O Fluminense vai ser um adversário complicado para a nossa equipe, pois seus jogadores estão muito focados e marcaram a maioria dos pontos que disputaram nas últimas partidas. Vamos precisar mostrar muita determinação e jogar com bastante inteligência para ganhar”, disse o zagueiro Cris.

Em termos de escalação, o Vasco terá três alterações em relação ao time que enfrentou o Flamengo. O lateral-esquerdo Yotún, convocado para defender a seleção peruana, fica de fora, assim como o meia Juninho Pernambucano, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Assim, Henrique, recuperado de lesão na coxa direita, assume a lateral-esquerda, enquanto que Willie entra no time no posto do Reizinho. Ele jogará no ataque ao lado de André, que vai ocupar a vaga de Edmílson, vetado com lesão na parte posterior da coxa esquerda. Assim, Marlone será recuado para o meio, uma vez que Dakson, com tendão do adutor da coxa direita rompido, segue de fora.

Pelo lado do Fluminense, Vanderlei Luxemburgo terá os retornos do zagueiro Gum, do volante Edinho e do meia Felipe, voltando de suspensão. O primeiro reaparece na vaga de Anderson, compondo o setor com Leandro Euzébio. Já os dois do meio-de-campo assumem os postos de dois desfalques: Fábio Braga, expulso contra o Colorado, e Rafinha, advertido com o terceiro cartão amarelo no mesmo jogo.

No primeiro turno, as duas equipes se enfrentaram no Maracanã, e o Vasco levou a melhor, ganhando por 3 a 1. Tenorio, André e Juninho Pernambucano, este último fazendo a sua reestreia pelo clube, marcaram os gols do Cruz-Maltino, enquanto que Carlinhos descontou para o Fluminense.

FICHA TÉCNICA
VASCO X FLUMINENSE

Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 9 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Luiz Muniz de Oliveira (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)

VASCO: Diogo Silva; Fágner, Jomar (Renato Silva), Cris e Henrique; Fillipe Soutto, Pedro Ken, Francismar e Jhon Cley; Marlone e André
Técnico: Dorival Júnior

FLUMINENSE: Kléver; Bruno, Leandro Euzébio, Gum e Igor Julião; Edinho, Jean, Felipe e Wágner; Biro Biro e Rafael Sóbis
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Fonte: Gazeta Esportiva