Futebol

É hoje! Vasco encara a Portuguesa-RJ na abertura da temporada 2021

Uma semana após ser matematicamente rebaixado no Campeonato Brasileiro, o Vasco já entra em campo hoje (3), às 21h, em São Januário, para enfrentar a Portuguesa (RJ) pela estreia no Campeonato Carioca. A equipe, porém, será composta — em sua grande maioria — por jogadores do sub-20 e ainda sem o comando do técnico Marcelo Cabo, apresentado ontem (2).

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

Embora já esteja fazendo todo o seu planejamento visando a disputa da Série B, o clube ainda aguarda uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) sobre seu pedido de impugnação da derrota por 2 a 0 para o Internacional, na 36ª rodada da competição nacional, quando o primeiro gol colorado teve uma falha do VAR, que não conseguiu verificar um possível impedimento no lance.

O STJD já tem os vídeos e áudios da cabine do VAR, assim como as manifestações do Cruz-Maltino e do Inter, e em breve deverá se posicionar. Até o fechamento desta reportagem, porém, a situação não tinha novidades, segundo consulta do UOL Esporte ao departamento jurídico vascaíno.

Caso o órgão decida por acatar o pedido de anulação, o Vasco terá a chance de ainda permanecer na Série A e empurrar para a B o Fortaleza, mas as possibilidades de que isso aconteça, de fato, são pequenas.

Apenas 11 do elenco que disputou Brasileiro

A maioria dos jogadores que estará em campo hoje faz parte da equipe sub-20 campeã carioca, da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil na temporada passada. Inclusive, a comissão técnica, comandada por Diogo Siston.

Apenas 11 atletas que disputaram o Brasileirão profissional iniciam o Estadual, todos também oriundos da base e com idades próximas. São eles: Lucão (goleiro), Alexander (goleiro), Cayo Tenório (lateral direito), Miranda (zagueiro), Ulisses (zagueiro), Caio Lopes (meio-campo), Juninho (meio-campo), Lucas Santos (meio-campo), Gabriel Pec (atacante), Vinícius (atacante) e Tiago Reis (atacante).

"Esse bom trabalho [na base] já vem de muito tempo. Começou em 2017, passou pelo Marquinhos Valadares [ex-treinador do sub-20] e, agora, o Siston está dando continuidade. Embora sejamos de gerações diferentes, nos conhecemos muito bem. É muito gratificante encontrar todos de novo aqui no profissional. Tenho certeza que vão representar bem o Vasco", declarou ao site oficial do Vasco o lateral direito Cayo Tenório, que subiu ao profissional na temporada passada.

Restante se reapresenta hoje

O restante do elenco profissional se reapresentará hoje (2), visando a estreia na Copa do Brasil, no próximo dia 10, contra a Caldense (MG), em jogo único, fora de casa, e com o Vasco tendo a vantagem do empate para avançar.

A reapresentação destes atletas foi antecipada justamente por conta do sorteio deste jogo, já que caso a data sorteada fosse dia 17, eles ganhariam mais alguns dias de folga.

Este grupo específico de jogadores, porém, não participará do jogo contra o Volta Redonda, sábado (6), pelo Carioca. Neste compromisso, o Cruz-Maltino será representado novamente pelos atletas que estão sob o comando de Diogo Siston.

'Barca irá zarpar' de São Januário

Embora tenham que se reapresentar hoje, muitos dos jogadores que disputaram o Campeonato Brasileiro 2020 não serão aproveitados para a próxima temporada. O diretor-executivo de futebol negocia acordo com atletas com contrato longo e deverá dispensar os emprestados que não estão nos planos.

Nomes experientes, como os de Leandro Castan, Werley e Fernando Miguel, poderão integrar a 'barca', assim como reforços que não renderam, casos de Gustavo Torres e Neto Borges.

Cabo quer Vasco forte já no Carioca

Embora tenha prezado pela paciência e tranquilidade para realizar o processo de reformulação do elenco, o novo técnico da equipe, Marcelo Cabo, quer ter um Vasco forte já no Campeonato Carioca.

"Quando a diretoria conversou comigo, me passou muita segurança de todo o planejamento. Claro que o Vasco sempre entra nas competições para vencer. O grande objetivo do Vasco na temporada é o acesso à Série A. Vamos tentar ser muito fortes no Carioca e na Copa do Brasil. Toda competição, independentemente da circunstância, o Vasco entra para ser vencedor. Claro que precisamos de paciência e tranquilidade. Futebol não pode ser feito em 15 dias. Temos uma reformulação a ser feita. Não temos 30 dias, não temos pré-temporada. Precisamos de tranquilidade e credibilidade para que possamos executar o trabalho e planejar", disse em sua apresentação.

Elenco terá um total de 20 jogadores do sub-20

Além dos 11 jovens jogadores do profissional, o Vasco terá mais 20 jogadores do Sub-20. São eles: Cadu (goleiro), Fintelman (goleiro), Saulo (lateral direito), JP Galvão (lateral direito/meio-campo), Menezes (zagueiro), Yuri (zagueiro), Vitor (zagueiro), Rodrigo (meio-campo), Andrey (meio-campo), Weverton (meio-campo), Marcondes (meio-campo), Matías Galarza (meio-campo), Marlon Gomes (meio-campo), Guilherme Carneiro (meio-campo), Arthur (atacante), MT (atacante), Laranjeira (atacante), João Pedro (atacante), Figueiredo (atacante) e Marcos Dias (atacante).

Fonte: ge