Futebol

É hoje! Vasco e Botafogo fazem o primeiro jogo da final do Estadual

É repeteco! Neste domingo, Botafogo e Vasco reabrem o Maracanã em ocasião especial - o estádio está entregue ao Comitê Olímpico - para a realização do primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca, assim como foi no ano passado, em que o Cruz-Maltino conquistou o título. Desta vez, as situações das equipes são inversas. Um voltou para a Série A, e o outro foi rebaixado. Este, em boa fase, foi campeão da Taça Guanabara, enquanto em 2015 quem levantou o troféu foi o Alvinegro. Os times de Ricardo Gomes e Jorginho têm as melhores campanhas da competição. A partida será realizada às 16h (de Brasília).

O Botafogo reencontra o Vasco na final do Carioca com só sete jogadores do elenco que estava na campanha do vice-campeonato do ano passado. São eles: Helton Leite, Renan Fonseca, Luis Ricardo, Airton, Fernandes, Gegê e Sassá. Mas o Alvinegro não encara a decisão com clima de revanche, nem mesmo pelo retrospecto ruim diante do rival: nos últimos sete jogos, foram quatro derrotas e três empates. Ricardo Gomes, porém, tenta tirar o peso de um time recheado de garotos e conquistar o seu segundo título pelo clube depois da Série B do ano passado.

O Vasco tenta o bicampeonato com uma questão a mais em jogo: a invencibilidade. A possibilidade de ser campeão invicto anima Jorginho e os jogadores. Além disso, o treinador chegará motivado após ter rejeitado uma proposta do Cruzeiro nos últimos dias. Mesmo sem contrato e multa, ele definiu sua continuidade em São Januário junto com seu auxiliar técnico, Zinho. O time que entrará em campo está completo. Da equipe que enfrentou o Botafogo ano passado, há cinco titulares: Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio dos Santos.

Wagner do Nascimento Magalhães apita a partida, auxiliado por Luiz Claudio Regazone e Silbert Faria Sisquim. A TV Globo transmite a partida para RJ, ES, TO, SE, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O Premiere HD e o PFCI também transmitem. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Fonte: ge