Futebol

Duelo de Ricardo Gomes com Abel Braga é uma atração do clássico

Ricardo Gomes e Abel Braga passam para os zagueiros de hoje o que aprenderam como zagueiros no passado. No clássico de dominfo será possível ver que as defesas de Vasco e Fluminense carregam a herança de seus treinadores. Cada uma ao seu estilo, mas com algo em comum: a certeza de que não haverá moleza para os atacantes rivais.

Em São Januário, Dedé é o nome da moda, jogador de Seleção Brasileira, como Ricardo Gomes foi durante dez anos, incluindo a Copa do Mundo de 1990. Anderson Martins, por sua vez, lembra muito o estilo do treinador, técnico, com qualidade na saída de bola e ótima média de apenas uma falta cometida por partida neste Campeonato Brasileiro.

- São dois jogadores de muita qualidade. Vejo não apenas o Dedé, mas o Anderson Martins também com condições de um dia chegar à Seleção Brasileira - costuma dizer o técnico vascaíno, massageando o ego de sua dupla de zaga titular.

No outro lado, há também um escolado em Seleção. Abel jogou a Copa de 1978 e vestiu a camisa amarela durante sete anos. Seu estilo, porém, era mais parecido com o de Márcio Rosário. Viril, algumas vezes taxado de grosseiro, que não hesitava em fazer o feio para espantar o perigo. Mas com este mesmo Caveirão, o Tricolor tem a terceira defesa menos vazada da Série A, com 17 gols sofridos.

Jogadores diferentes, Ricardo Gomes e Abel traçaram caminhos parecidos no futebol e ganharam fama e respeito na França, onde defenderam o PSG. Atualmente, o setor defensivo de Abelão tem se saído melhor que a retaguarda vascaína, que já levou 20 gols no Brasileiro. A vantagem fica restrita ao presente. Sincero, o treinador do Fluminense admite quem jogou mais bola.

- Ricardo Gomes foi melhor do que eu. Nós nos enfrentamos apenas uma vez. Eu, no Botafogo, em fim de carreira, e ele começando pelo Fluminense. Gosto de sua postura, lealdade como treinador. Ele não entra em polêmica ou profere palavras para ferir alguém. Tem uma postura exemplar - resumiu Abelão.

AS HISTÓRIAS DOS ZAGUEIROS

RICARDO GOMES

Laranjeiras

Gomes iniciou sua carreira como zagueiro do Fluminense no início dos anos 80. Conquistou um tri carioca e um Brasileirão.

Amarelinha

A partir de 1984, Gomes passou a ser figurinha fácil na Seleção. Foi capitão nas eliminatórias da Copa de 1990.

Europa

Gomes passou pelo Benfica (POR) e pelo Paris Saint-Germain (FRA).

ABEL BRAGA

Fluminense

O zagueiro Abel começou a carreira em 1971, nas Laranjeiras. Viveu seu melhor momento no Vasco, entre 1976 e 1979.

Brasil

O treinador foi convocado para a disputa da Copa do Mundo de 1978, quando terminou em terceiro lugar.

No exterior

Abel atuou pelo Paris Saint-Germain (FRA) entre 1979 e 1981.

Fonte: Lancenet!