Futebol

Drama de Ricardo Gomes está entre as 10 maiores tragédias de 2011

Aos 24 anos, o italiano Marco Simoncelli não resistiu aos ferimentos após um acidente na etapa de Sepang, na Malásia, da MotoGP. O piloto da Gresini Honda perdeu o controle da sua máquina e foi atropelado pelo norte-americano Colin Edwards e pelo compatriota Valentino Rossi. A tragédia causou comoção na categoria, que homenageou o campeão das 250 cilindradas de 2008 com um minuto de \"barulho\" no GP de Valência, quando as motos de todas as categorias aceleraram ao mesmo tempo.

O britânico Dan Wheldon participava da etapa de Las Vegas da Fórmula Indy, a última da temporada, como convidado. Disputava um prêmio de US$ 5 milhões, mas um acidente na 13volta envolveu 15 carros. A violenta batida o arremessou do carro e o matou. O brasileiro Tony Kanaan era um dos melhores amigos do bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis e vencedor da Fórmula Indy em 2005.

O Lokomotiv, da Rússia, pretendia viajar até Minsk, capital da Bielo-rússia, para enfrentar o Dínamo Minsk, pela primeira rodada da Liga Continental de Hóquei. No entanto, o avião que decolou de Yaroslavl, cidade sede da equipe, caiu pouco depois de levantar vôo. No total, 43 pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas. O único jogador a sobreviver à queda foi Alexander Galimov. Ele faleceu cinco dias depois.

O técnico Ricardo Gomes sofreu um Acidente Vascular Cerebral aos 20 minutos do segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco e precisou ser levado com urgência ao hospital. Cerca de 70% do seu cérebro estava tomado pela hemorragia e seu estado era gravíssimo. Sua situação evoluiu satisfatoriamente e ele já está recuperado.

William Morais era jogador do Corinthians, mas foi emprestado ao América-MG. Ao deixar uma boate em Belo Horizonte, ele foi abordado por três homens que queriam uma corrente que o atleta utilizava. O meia tentou fugir, mas recebeu um tiro nas costas e morreu. O disparo foi realizado por Darisson Carlos Ferraz, já identificado e preso.

A líbero norte-americana Stacy Sykora foi a maior vítima de um acidente de ônibus, enquanto o time do Vôlei Futuro estava se dirigindo a Osasco para a semifinal da Superliga feminina. A jogadora teve um traumatismo crânioencefálico, mas já voltou aos treinos. Nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, a ponteira Jaquline sofreu uma fratura cervical durante o segundo set da estreia da Seleção Brasileira contra a República Dominicana e foi cortada.

Ao chegar a Milão após uma viagem a Roma, o meia Cassano, do Milan, sofreu um Acidente Vascular Cerebral, causado por um defeito congênito em seu coração, e precisou passar por uma cirurgia para corrigi-lo. O Hospital Policlínico de Milão informou que ele sofreu um dano isquêmico cerebral, mas deve voltar aos gramados em abril.

O polonês Robert Kubica aproveitou as férias da Fórmula 1 para disputar o rali Ronde di Andora, perto de Gênova, na Itália, e sofreu um gravíssimo acidente. Ele sofreu múltiplas fraturas no braço, na perna e na mão do lado direito do corpo. Ele já avisou a Lotus Renault que não retorna às pistas no começo de 2012. A equipe anunciou o finlandês Kimi Raikkonen e o francês Romain Grosjean para os lugares. Dificilmente ele volta a pilotar pelo time de Enstone, pois tem apenas mais um ano de contrato.

O ex-jogador Sócrates foi internado pela primeira vez, em agosto, por causa de uma hemorragia digestiva, em São Paulo. O problema estava ligado ao alto consumo de bebidas alcoólicas. Ele voltou ao Hospital Albert Einsten em setembro. No dia da última rodada do Campeonato Brasileiro, em 4 de dezembro, foi morto por uma infecção generalizada, causada por uma bactéria.

O piloto Gustavo Sondermann, da Copa Montana, categoria de acesso à Stock Car, rodou na curva do café, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, e sofreu morte cerebral. No mesmo local, em 2007, o piloto Rafael Sperafico também sofreu um acidente e perdeu a vida. A Confederação Brasileira de Automobilismo resolveu fazer uma chicane no local para reduzir a velocidade dos carros em categorias que não forem a Fórmula 1.

Fonte: Veja.com.