Clube

Dossiê do Lance! mostra que São Januário não atende padrões da Fifa (gráfico

Um dos mais antigos estádios do Rio de Janeiro, São Januário já abrigou uma final de Copa Libertadores, em 1998, além da trágica decisão da Copa João Havelange em 2000. O Vasco da Gama atua em todos os jogos que tem mando de campo em casa à exceção dos clássicos, que são proibidos por decisão do STJD. Porém, o local está longe de oferecer comodidade aos torcedores que nele comparecem.

Evidentemente que São Januário não é cogitado para receber eventos internacionais. Por isso, não cumpre várias exigências da Fifa para uma Copa do Mundo. As determinações do Estatuto do Torcedor são cumpridas pelo clube. Mas, conforto padrão internacional, nem pensar na casa do Vasco.

O estádio tem poucos bares, que não oferecem muitas opções ao público. Tirando a parte das sociais, praticamente não existem lugares cobertos ou com assentos. Só há um camarote, destinado aos times visitantes. Apesar de existir uma tribuna de imprensa, esta foi fechada pelo presidente Eurico Miranda. Os jornalistas utilizam as cabines de rádio e TV, que também deixam a desejar em conforto e praticidade.

Mesmo os cabeamentos de linhas de transmissão e telefones são ultrapassados, segundo os próprios técnicos de empresas de telefonia, e precisam ser melhorados.

Recentemente, o clube inaugurou uma sala de entrevistas, que tem boa estrutura, mas atende apenas a demandas locais. O estacionamento é outro problema, pois são menos de 300 vagas. Com capacidade estimada para 36 mil torcedores, seria necessário 5 mil vagas para atender exigência da Fifa.

Fatores positivos: conta com uma boa quantidade de banheiros (24) e setor para deficientes físicos. O gramado e placar eletrônico seguem os padrões da Fifa, assim como sistema de vigilância e o prontosocorro, necessários para o estádio se adequar ao Estatuto do Torcedor e o Vasco poder jogar lá.

O Vasco concluiu recentemente a reforma do seu vestiário em São Januário. As fotos podem ser vistas na internet, em um banco de dados e fotos que o clube disponibiliza em seu site. Há também um novo sistema para entrada de sócios, com a utilização de digitais.

270 VAGAS de estacionamento possui o estádio, muito pouco pelo padrão Fifa.

23 CÂMERAS DE monitoramento tem São Januário, em ordem com o Estatuto do Torcedor.

Raio-X

ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO

Local: Rio de Janeiro (RJ).

Capacidade: 36 mil.

Inauguração: 21/4/1927.

Primeiro jogo: Vasco da Gama 2 x 5 Santos (SP).

Recorde de público: 40.209 (Vasco 0 x 2 Londrina 1978).





Fonte: Lance