Futebol

Dos seis primeiros colocados, só Vasco e Corinthians venceram

Nem o mais otimista corintiano poderia imaginar que a 17ª rodada - que não teve nenhum 0 a 0 - seria tão favorável na luta pelo título brasileiro. Parecia ainda mais difícil no intervalo da partida contra o Atlético-MG. Mas, no fim, deu Corinthians. E o melhor: Flamengo e São Paulo, os dois rivais mais próximos, não venceram. Dos seis primeiros colocados, só o Vasco, além do Alvinegro paulista, também triunfou.

O Timão deu um grande susto em sua torcida. Levou dois gols do Altético-MG logo no primeiro tempo e parecia que iria completar a quarta partida sem vitória. Mas o técnico Tite resolveu colocar o atacante Emerson Sheik no intervalo...

E o camisa 11 decidiu: fez o primeiro gol dos paulistas, sofreu o pênalti do segundo e deu o passe para o terceiro, feito por Liedson, que voltou ao time titular após cirurgia no joelho esquerdo. No fim, 3 a 2 para o Corinthians, que ainda perdeu um outro pênalti também sofrido pelo Sheik, e liderança garantida. Ao Galo, restou a zona do rebaixamento.

Agora, o Timão só precisa de uma vitória sobre o Figueirense, no próximo sábado, no Pacaembu, para garantir o Troféu Osmar Santos, oferecido pelo LANCE! ao campeão do primeiro turno do Brasileirão.

E o Flamengo perdeu a primeira no Brasileirão... Em casa, mas sem Ronaldinho Gaúcho, suspenso, o Flamengo acabou sendo goleado pelo Atlético-GO por 4 a 1. O camisa 10 do Fla, que pôde comemorar a convocação para a Seleção Brasileira que disputará o amistoso contra Gana, no próximo dia 5 de setembro, em Londres, foi ao Engenhão e se decepcionou com a primeira derrota do time em 104 dias.

O São Paulo abriu o placar aos 40 do segundo tempo, mas levou o empate dois minutos depois, e ficou no 1 a 1 com o lanterna América-MG, fora de casa. Com a igualdade, o Tricolor perdeu a chance de assumir a vice-liderança e continou em terceiro, a quatro pontos do líder.

Garantido na Libertadores de 2012 por conta do título da Copa do Brasil, o Vasco não tirou o pé e está a quatro pontos do líder. Mesmo em Florianópolis, o Cruz-maltino não teve dificuldades para vencer o Avaí por 2 a 0. Com a derrota, o técnico Alexandre Gallo perdeu o cargo.

O outro clube carioca que venceu na rodada foi o Fluminense. Sem Fred, Rafael Moura brilhou e comandou o time na goleada por 3 a 0 sobre o Figueirense, no Engenhão. O Tricolor carioca, com 24 pontos, ainda sonha com a Libertadores...

A má fase do Palmeiras continua. O time até fez o primeiro gol após passar quatro jogos seguidos em branco. Mas a falta de pontaria da equipe continua a atrapalhar. No fim, ainda levou o empate do Bahia e completou o quarto jogo, quinto no total, sem vitórias no Brasileirão. O 1 a 1 mantém o Verdão fora do G4 e o Tricolor baiano ficou na 13ª colocação.

Na estreia do técnico Dorival Júnior no comando do Internacional, o Colorado venceu o Botafogo por 1 a 0 no Beira-Rio. Com o triunfo, o lado vermelho do Rio Grande do Sul voltou a se empolgar, já que seu time se aproximou de vez pela briga por uma das vagas para a Libertadores, agora a dois pontos do próprio Botafogo, último do G4.

A parte gremista não tem o que comemorar. E o pior: na 15ª colocação, o Grêmio está somente a duas posições da zona do rebaixamento. Na quarta-feira, foi goleado pelo Ceará, por 3 a 0, fora de casa. O Vovô continua no setor intermediário da tabela.

Se a situação do Tricolor gaúcho começa a ficar dramática, a do Santos só piora. Campeão da Libertadores deste ano e garantido no Mundial de Clubes, o Peixe não consegue engrenar: perdeu a segunda seguida, o terceiro jogo sem vitórias, e continua na zona do rebaixamento. Na Vila Belmiro, o Alvinegro ficou na frente, mas acabou levando a virada, mais uma vez em casa, do Coritiba por 3 a 2.

O outro clube paranaense do Brasileirão também venceu na rodada. Em casa, o Atlético-PR fez 2 a 1 no Cruzeiro e saiu da zona do rebaixamento.

Fonte: Lancenet!