Política

Dos 50 beneméritos, apenas 6 votaram contra concessão em reunião nesta 2ª

Nos dias 29 de dezembro de 2016 e 4 de julho de 2017, a diretoria do Vasco buscou conceder 43 títulos, entre eméritos a beneméritos, a sócios do clube em uma reunião do Conselho de Beneméritos e que, posteriormente, passaria pelo Deliberativo, que aprovaria os mesmos. Entretanto, a oposição do Vasco conseguiu cancelar essa concessão. 

Apesar disso, nesta segunda-feira (16), mais uma reunião, esta extraordinária, foi convocada pelo Conselho de Beneméritos para que 28 novos títulos honoríficos (de beneméritos) sejam concedidos e, desses 28, 19 sejam colocados como conselheiros natos, que abriga um número máximo de 150 nomes - atualmente 131 fazem parte. Além disso, a intenção é deixar nove como "reservas", caso aconteça algo com algum conselheiro. 

Com cerca de 50 beneméritos presentes, a reunião, segundo o presidente do Conselho Fiscal do clube, Otto de Carvalho, que também faz parte da chapa Mudança com Segurança, de Fernando Horta (presente no local), foi acalorada e os membros não tiveram direito da palavra. Segundo Otto, em contato com a reportagem do Esporte Interativo,não houve nenhuma decisão na reunião, mas fica o alerta. 

"Não é obrigatório ter 150 beneméritos, o estatuto diz que não pode ter menos de 150 eleitos. Essa história é balela. É só para ele (Eurico Miranda) ter voto no conselho. O conselho não pode ficar com menos de 150 eleitos. Mas não é obrigatório ter 150 conselheiros natos. Pode ter. Mas não tem que dar título sem merecimento a torto e à direita. A oposição, que somos nós, estamos lá dentro justamente para isso não acontecer. Esse é o nosso diferencial". 

Dos 50 beneméritos presentes, seis votos foram contra a concessão: Fernando Horta, Otto de Carvalho, Eduardo Rebuzzi, José Luis Moreira, Paulo Afonso e Carlos Alberto, todos membros da chapa "Mudança com Segurança". 

Ainda de acordo com Otto de Carvalho, Eurico Miranda fez questão de dizer o tempo inteiro que está realizando tudo da forma correta. Agora, quem decide se os 28 novos beneméritos serão aprovados ou não é o Conselho Deliberativo, o que deve acontecer antes das eleições, mas ainda não há previsão. 

ENTENDA AS ELEIÇÕES DO VASCO: 

​No dia 7 de novembro, a chapa que vencer o pleito, com os votos dos sócios do Vasco (cerca de 10 mil), vai indicar 120 conselheiros e a segunda colocada vai indicar 30. Ou seja, 150 pessoas vão formar, ao lado dos 150 conselheiros natos (atualmente 131 formam o conselho nato, sobrando 19 vagas, justamente as que a diretoria atual quer preencher e ficar com mais nove beneméritos de "reserva"), o Conselho Deliberativo com 300 membros. Desta forma, o Conselho elege o presidente do clube para o próximo triênio. 

Fonte: Site oficial do Vasco