Futebol

Dos 33 gols marcados pelo Vasco, apenas 5 foram de atacantes

O Vasco está renegando suas origens neste Campeonato Brasileiro. Pelo menos se a questão for o número de gols marcados pelo ataque na competição. Dos 33 assinalados até agora, somente cinco foram feitos por jogadores de frente. E para piorar, o último gol do Vasco marcado por um atacante foi no empate em 2 a 2 com a Ponte Preta, no dia 31 de agosto. Desde então, foram sete jogos ou 652 minutos (considerando que o gol de Fábio Júnior diante da equipe paulista foi marcado aos 23 minutos do segundo tempo), sem que o ataque balançasse redes adversárias.

Fato que contrasta com a tradição de revelar grandes atacantes como Roberto Dinamite, recordista absoluto de gols da história do Brasileirão com 190. O segundo posto também pertence a um vascaíno formado em São Januário: Romário, com 152. Outro atacante, Edmundo, é o recordista de gols em uma única partida pela competição nacional (seis, na goleada de 6 a 0 sobre o União São João, no Brasileiro de 1997). Além disso, o Vasco é o clube que conta com o maior número de artilheiros na história do Brasileiro. Ao todo, sete atacantes do Clube da Colina terminaram a competição com mais gols do que os rivais (veja o quadro abaixo).

A série de oito jogos sem vencer (seis empates pelo Campeonato Brasileiro e duas derrotas pela Copa Sul-Americana) poderia registrar uma história diferente se o ataque vascaíno tivesse cumprindo a sua função. O técnico Renato Gaúcho não demonstra preocupação com o assunto. Para o treinador, o importante é o grupo ir bem, independentemente do setor.

- Não precisamos dos dez dias para treinar finalização, pois é uma coisa que fazemos sempre nos dias de trabalho. Se a bola não entra por intermédio do ataque, não há problema. Pelo menos temos feito gols - disse Renato Gaúcho.

Nem mesmo a forma como a equipe vem jogando nas últimas partidas pelo Campeonato Brasileiro, no esquema com apenas um atacante, é vista por Renato Gaúcho como um empecilho para que o ataque consiga marcar.

- Não vejo como um problema, pois temos criado muitas chances e por uma questão de falta de sorte o ataque não tem marcado. Gostaria que meus homens de frente estivessem fazendo gols, mas o importante é que estamos jogando bem e estamos pontuando em todos os jogos - afirmou Renato.

Fonte: Lance