Futebol

Dorival explica opção por Cris, exalta Pedro Ken e faz pedido a torcida

O Só dá Vasco recebeu na noite desta segunda-feira (30/09) um convidado bastante especial. O treinador Dorival Júnior, campeão do Campeonato Brasileiro da Série B em 2009 com o cruzmaltino, participou do programa e discorreu na oportunidade sobre o momento vivido pelo Gigante da Colina dentro da temporada. Na opinião do atual comandante, o Vasco vem fazendo boas partidas e tem tudo para espantar a fase ruim após conseguir a primeira vitória.

O técnico do Trem-Bala pediu o apoio do torcedor nas próximas partidas, que serão realizadas longe de São Januário, destacou o crescimento de Pedro Ken e explicou o motivo que o leva escalar Cris e Edmílson no time titular.

Confira a transcrição da entrevista:

CRESCIMENTO DA EQUIPE

"Às vezes é difícil a gente falar alguma coisa com relação ao nosso trabalho. É como você tivesse que defender uma causa própria. Eu fico muito chateado por estar vivendo um momento como esse no Vasco. O Vasco tem vivido uma situação diferente em relação aos outros times que brigaram contra o rebaixamento. Geralmente a equipe é envolvida pelos adversários e passar a ter atuações inferiores, mas isso não acontece com o Vasco ao longo da competição. Mesmo no jogo contra a Portuguesa, onde a gente teve a primeira derrota dessa sequência, o Vasco foi superior ao adversário e criou mais que o adversário. Contra o São Paulo da mesma forma. Foi contra o Cruzeiro também em Belo Horizonte. No jogo contra o Vitória nós vencíamos até 36 do segundo tempo. Em nenhum momento os adversários foram superiores, exceto no primeiro tempo contra o Atlético Mineiro. A gente fica sem palavras e sem saber o que acontece. Se você fosse envolvido e jogando mal, você entenderia o momento do clube. Isso nos deixa um alento de que estamos num bom caminho. Acreditamos que em algum momento isso vai mudar e a sorte vai passar a estar do nosso lado".

"Faltam alguns aspectos que comprometem tudo isso, inclusive a infiltração desses homens do meio. As jogadas precisam se completar para a gente pode balançar as redes. Estamos no caminho, estamos tentando. É muito difícil você trocar o pneu de um carro com ele andando. É isso que tem acontecido com o Vasco no Campeonato Brasileiro. Os resultados não mostram o que o Vasco tem feito dentro da competição. Deixamos alguns pontos em jogos que poderíamos ter vencido. Estaríamos em outra situação com os pontos que deixamos. Quem sabe num futuro próximo estaremos numa situação melhor".

UM TIME NA COPA DO BRASIL, OUTRO NO CAMPEONATO BRASILEIRO

"Causa dificuldade, pois temos um posicionamento jogando com dois atacantes sem um homem de referência. Estamos criando muitas oportunidades dessa forma. O André entrou e desarticulou a defesa do Bahia. Criamos três oportunidades. Eu acho que a partir do momento que aconteceu o crescimento do Jomar e do próprio Cris, começamos a desenhar um zaga mais segura. Na maioria dos jogos que tivemos essa zaga titular, tomamos um número menor de gols. Não quer dizer que com o Luan, Renato ou Rafael estaríamos expostos. Eu acredito muito nesse momento do Vasco. Precisamos unir nossas forças e trazer o torcedor para o nosso lado. Precisamos fazer de São Januário novamente um Caldeirão. Precisamos de uma vitória, pois a partir da primeira vitória conseguiremos dar uma arrancada. Acredito que após um bom resultado, nós encontraremos o caminho e conquistaremos melhores resultados".

CRESCIMENTO DO PEDRO KEN

"Ele começou a ter uma aproveitamento um pouco melhor. Quando ele jogava com o Juninho um pouco mais adiantado, ele já era importante. Ele tem uma característica um pouco diferente em relação aos outros jogadores. O Pedro consegue arrastar o nosso ataque em momentos de dificuldades. Aquela jogada que ele fez ontem, que ele arrancou para o ataque, é a típica jogada que ele fazia quando jogava nos lados do campo. Isso nos dava uma boa posição. Às vezes ele não apareceu muito para o torcedor e em alguns jogos ele não conseguiu jogar bem de costas, mas ele vinha sendo muito importante. Acho que ele faz bons jogos há um tempo, com exceção do período que saiu da equipe. O trabalho dele para equipe vinha e vem sendo muito importante. Apesar da gente ficar com uma equipe ofensiva, perdemos o meio-campo sem o Pedro Ken. O que precisamos mesmo de um bom resultado".

CONTRATAÇÕES E NOVO VICE-PRESIDENTE DE FUTEBOL

"Nós estamos atrás e sempre tivemos. Temos que ser realistas. O Vasco não tem condição de investimento no momento. Não vou ficar iludindo o torcedor, nunca fiz isso. Espero que o Erculino contribua. Ele não tem ambição nenhuma e quer ajudar o clube do coração, assim como todo o vascaíno".

MENSAGEM FINAL

"Eu só espero que ninguém abandone nesse momento a equipe. Eu sei que não é aquilo que nós gostaríamos. Eu tinha conhecimento do elenco desde que cheguei. Eu aceitei o convite para fazer um trabalho de médio e longo prazo. Eu avisei a diretoria que gostaria de fazer um trabalho para deixar algo no Vasco a partir do momento que eu tiver condição de fazer um time da maneira que espero. A garotada tem trabalhado muito e se empenhando muito. Se a gente não conseguir algo melhor não foi por falta de trabalho e dedicação, muito pelo contrário. O torcedor não fica sabendo, mas tem muita coisa que acontece diariamente que a gente tem resolvido. A diretoria tem nos ajudado e se empenhado muito. Eu acredito que o Vasco dará a voltar por cima. Se isso realmente acontecer, o Vasco vai chegar em 2014 muito forte e com uma ótima base. O Vasco precisa mais do que nunca nesse momento do seu torcedor. Vamos fazer o máximo para sair dessa situação".

Fonte: SÓ DÁ VASCO