Dois netos e um bisneto de Garrincha são torcedores do Vasco
Antes tarde do que nunca. Vinte e quatro anos depois da morte de Mané Garrincha, finalmente o ex-craque ganhará uma homenagem à altura. Foi lançada ontem a pedra fundamental do projeto Memorial Alegria do Povo, com inauguração prevista para 18 de outubro do ano que vem, dia em que, se estivesse vivo, o Gênio das Pernas Tortas completaria 75 anos de idade.
A idéia da deferência partiu de uma das filhas do ex-camisa 7, Rosângela, e logo foi abraçada pelo vice-presidente de futebol do Botafogo, Ricardo Rotemberg, presente à cerimônia.
- É uma honra participar desse projeto - disse Rotemberg. - O Botafogo deve muito ao Mané.
Boa parte da enorme família do ex-ponta-direita foi ao evento, que aconteceu ontem à tarde, a poucos metros da sede de General Severiano.
O acontecimento contou com a participação do autor do gol que tirou o clube de uma fila de 21 anos sem títulos, Maurício, além do cantor Agnaldo Timóteo.
Caso realmente saia do papel, o projeto do Memorial Alegria do Povo ficará na Praça XV, fazendo parte do Corredor Cultural Barão de Mauá.
O fato mais surpreendente do evento, no entanto, foi saber que o parente de Garrincha mais próximo de fazer carreira no futebol, seu neto Fábio dos Santos, torce para o Vasco. Aos 18 anos de idade, o atleta passou 12 meses no time de juvenis de São Januário e, recentemente, subiu para os profissionais do Mesquita.
No momento, Fábio dos Santos, que é zagueiro, disputa a Copa Rio - seletiva que dá acesso à Série C do Brasileiro e da Copa do Brasil do ano que vem.
- Espero poder ser visto por um time de ponta - disse Fábio. - Futebol, comigo, é dom que vem de família.
Além de Fábio, outro neto e até um bisneto de Garrincha - Gustavo, de 4 anos - dizem torcer para o Vasco. No entanto, domingo, todos eles serão ardorosos torcedores do Botafogo, já que estará em jogo um título sobre o arqui-rival Flamengo.