Futebol

Do atual elenco, doze jogadores já passaram pela Série B

O Vasco montou um elenco com uma certa experiência em jogar a Série B. No total, 12 atletas já passaram pela competição. Seis deles com sucesso conseguindo legar os seus times de volta à elite do futebol brasileiro. E quem já viveu esta realidade tenta ensinar os atalhos para os companheiros.

Tiago disputou a Série B em 2007 e foi um dos destaques da Portuguesa, que conseguiu uma das vagas para a Primeira Divisão. Ele ganhou, inclusive, a fama de goleiro-artilheiro durante a competição. Fez nove gols e foi o segundo artilheiro do time só atrás do atacante Diogo, que marcou 18. Por causa das boas atuações na Série B acabou sendo contratado pelo Vasco no início do ano passado.

- A Série B é tão competitiva quanto a Série A. Temos que mostrar que o Vasco será forte sempre. Temos tudo para fazer um grande campeonato e voltar forte. Quando jogarmos contra um clube menor sabemos que será o jogo da vida deles. Não teremos jogos fáceis. Já passei por isso. O segredo é ter uma regularidade. Contra a gente todo mundo vai jogar bem fechado. Vamos fazer o jogo da paciência - disse Tiago.

COM EXPERIÊNCIA NA SÉRIE B
Jogador Posição Clube Subiu
Tiago goleiro Portuguesa X
Fernando Prass goleiro Vila Nova-GO
Paulo Sérgio lateral-direito Avaí-SC
Pará lateral-esquerdo Bragantino
Leonardo zagueiro São Caetano
Gian Mariano zagueiro Ipatinga X
Nilton volante Corinthians X
Amaral volante Paulista
Jéferson meia Santo André X
Elton atacante Santo André X
Rodrigo Pimpão atacante Paraná
Faioli atacante Vitória X
Dorival Júnior técnico Criciúma, Avaí e Sport


Outro que teve sucesso na Série B foi o volante Nilton. O jogador, aliás, disputa a competição pelo segundo ano seguido. No ano passado, ele estava no elenco do Corinthians, que faturou com facilidade o título.

- O Corinthians entrou na Série B convicto do que queria e vejo no Vasco o mesmo potencial. É um time concentrado, que sabe do seu objetivo - disse Nilton, que está com 22 anos e foi eleito o melhor volante do Campeonato Carioca.

Outra dupla de sucesso na Série B veio do Santo André. Jeferson e Elton ajudaram o time do interior paulista a subir para a primeira divisão no ano passado. O meia foi, inclusive, o artilheiro do time na competição ao marcar 13 gols.

- É uma competição complicada por ser mais corrida. E a marcação é muito forte - disse Jeferson, que vai ficar fora da estreia contra o Brasiliense por causa de uma lesão.

O zagueiro Gian Mariano teve sucesso com o Ipatinga em 2007. Ele foi um dos melhores jogadores do time que no primeiro ano na Série B conseguiu ficar em segundo lugar e perdeu o título para o Coritiba por apenas dois pontos.

Outro jogador que teve sucesso na Série B foi o atacante Faioli com o Vitória, em 2007. Ele chegou a ser titular do time em alguns momentos da campanha e marcou quatro gols.

  • \"Aspas\"

    A Série B é mais pegada, com muito mais faltas. Mas não podemos pensar que só com divididas vamos vencer. Temos que colocar a bola no chão e jogar.\"

    A Série B é mais pegada, com muito mais faltas. Mas não podemos pensar que só com divididas vamos vencer. Temos que colocar a bola no chão e jogar.\"

    Não acredito que a Série B será como no ano passado. O Vasco não vai encontrar a facilidade do Corinthians. Todos os clubes vão estar muito bem preparados.\"

    Além de Tiago, Nilton, Jeferson, Elton, Gian e Faioli, o Vasco tem outros seis jogadores que já disputaram a Série B. Mas não conseguiram subir com suas equipes para a Primeira Divisão: o goleiro Fernando Prass, Paulo Sérgio, Leonardo, Pará, Amaral e Rodrigo Pimpão.

    Um deles é o experiente lateral-direito Paulo Sérgio, que tem 30 anos e é o titular mais velho do atual time de Dorival Júnior. Ele defendeu o Avaí, mas não conseguiu a vaga. O goleiro Fernando Prass tentou a sorte com o Vila Nova-GO, em 2001. Mas a equipe terminou a fase de classificação como sétima colocada do Grupo B e foi eliminada.

    Amaral estava disputando a Série B em 2005 quando foi contratado pelo Vasco. Já sem o volante, o clube conseguiu posteriormente o acesso para a Série A.

    Mesmo sem a vaga, dois jogadores tiveram sucesso na Série B. Rodrigo Pimpão apareceu no ano passado para salvar o Paraná do rebaixamento para a Série C. E o zagueiro Leonardo conseguiu uma transferência para o exterior quando defendia o São Caetano.

    Já o técnico Dorival Júnior tem na bagagem já ter dirigido o Criciúma, em 2005, o Sport e o Avaí, em 2006.

    • \"Aspas\"

      A gente precisa manter a mesma humildade e pegada do último jogo contra o Icasa para ter sucesso na Série B. Precisamos marcar forte os adversários.\"

      A gente precisa manter a mesma humildade e pegada do último jogo contra o Icasa para ter sucesso na Série B. Precisamos marcar forte os adversários.\"

      No Santo André nosso time também era unido, mas nada perto disso do Vasco. Se continuarmos assim, tenho certeza de que seremos campeões no final do ano.\"

      Fonte: ge