Futebol

Disputa pelas duas últimas vagas do G-4 agita reta final da Série B

O futebol realmente não é uma ciência exata. Duas semanas após os matemáticos apontarem que o G-4, grupo do acesso, do Campeonato Brasileiro da Série B estava quase definido, Figueirense, Portuguesa e até São Caetano reagiram na tabela e deixaram a disputa por pelo menos duas vagas na elite no ano que vem, novamente, em aberto.

QUEM SOBE
Elton: Atacante do Vasco da Gama começou a competição de forma discreta, mas depois se firmou como titular do ataque carioca e, com o gol na última rodada, isolou-se na artilharia da competição, com 14.

QUEM DESCE
Abuda: Contratado como solução para a falta de gols no Brasiliense, centroavante não agradou e foi dispensado. Ele deve voltar ao Avaí, clube que detém os direitos federativos do atleta.

Com exceção de Vasco da Gama e Guarani, primeiro e segundo colocados, respectivamente, que dispararam na classificação e agora já fazem contagem regressiva para comemorar o retorno à Série A, pelo menos cinco equipes devem brigar pelas vagas restantes do G-4 até as rodadas finais da competição.

A grande reação neste último mês foi a do Figueirense, que contou com as voltas do atacante Schwenck e do meia Fernandes neste período. Desde a 25ª rodada, o time catarinense emplacou uma sequência de quatro vitórias, inclusive sobre o líder Vasco, e mesmo depois de perder para o Fortaleza, há duas semanas, venceu o Juventude no sábado e entrou no seleto grupo do acesso, com 51 pontos, na quarta posição.

Por outro lado, em queda livre, o Atlético-GO, que chegou a liderar a competição, caiu para o quinto lugar na tabela, com 50, após perder o confronto direto para a Portuguesa, neste final de semana, em pleno estádio Serra Dourada. O resultado só comprovou que o desempenho dos goianos já não é mais o mesmo há alguns jogos, quando sofreram três derrotas nas últimas quatro partidas.

Por isso, o encontro mais atraente desta terça-feira será entre Portuguesa e Ceará. Mesmo com a transferência do atacante Edno para o Corinthians e a saída mal explicada do capitão César Prates, a Lusa mostrou a força do seu conjunto nesta reta final da temporada e, a oito rodadas do término da Segundona, está somente a três pontos do G-4. A suada vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO mostrou que o time do Canindé pode chegar.

O Ceará também vive boa fase nesta etapa da competição e deve se firmar como a terceira equipe da classificação. Com uma reação surpreendente desde a chegada do técnico PC Gusmão, o time nordestino saiu da parte debaixo da tabela e chegou ao grupo do acesso. Para o jogo, os cearenses estão embalados depois das quatro vitórias nos últimos cinco jogos, intervalo que permaneceu invicto.

Fonte: UOL Esporte