Dirigente do Grêmio descartar usar Rodrigo Caetano para vencer eleições
A partir das 19h30min desta quinta-feira, o cenário político do Grêmio começa a ser definido. Dois dirigentes tricolores concorrem ao cargo da presidência do clube: Paulo Odone, pela chapa de Oposição, e Airton Ruschel pelo lado da Situação. Odone é tido como favorito para o pleito, uma vez que em setembro liderou a vitória do seu grupo na renovação do Conselho Deliberativo gremista. Tanto Ruschel quanto o adversário precisarão obter pelo menos 30% dos votos dos conselheiros e, dessa forma, levar a eleição ao sócios gremistas no dia 16 de outubro. Se um grupo não atingir essa marca, não haverá necessidade do segundo turno. Apesar do panorama favorável, Odone se mostra cauteloso ao falar sobre o embate eleitoral. As perspectivas são boas, mas a eleição só termina com a apuração. Isso nós aprendemos no exercício da vida política, disse nesta quarta-feira, em entrevista ao site do Correio do Povo.
Ainda que o novo presidente do Grêmio não seja conhecido, Paulo Odone se sente à vontade para discorrer sobre o planejamento para 2011. Ele diz que Renato está credenciado para seguir como técnico do Tricolor. É cedo para falar, mas é claro que ele (Renato) tem se escalado e demonstrado maturidade no seu trabalho. No entanto, não vou usar a continuidade dele ou a contratação do Rodrigo Caetano (Diretor executivo do Vasco) como argumento para vencer o pleito, avisa.
Odone tem a preocupação de concluir o projeto Arena, mas ressalta que a sua intenção é modernizar o Grêmio . Queremos conceder ao clube mais modernidade e agilidade. Teremos duas instituições, onde uma cuidará do novo estádio e a outra ficará responsável pela exploração da marca Grêmio e dos nossos associados. Temos dois anos para fazer isso, explica.
No final de setembro, Airton Ruschel foi escolhido como candidato da Situação à presidência do Grêmio. Na época, Ruschel, integrante do movimento Grêmio Unido, ainda não tinha recebido o apoio de outros grupos situacionistas. A reportagem tentou contato com o dirigente, mas não conseguiu.
Renovação do Conselho Deliberativo
No dia 11 de setembro, data da renovação do Conselho Deliberativo do Grêmio, a chapa \"Renova Tricolor\", apoiada pelo ex-presidente Paulo Odone, fez 50,42% dos votos e garantiu o ingresso imediato de todos os 150 conselheiros inscritos. A Chapa de Situação, \"Dá-lhe Grêmio\", e a \"Terceira Via\" não atingiram a cláusula de barreira (30% dos votos) e ficaram fora da renovação. A primeira fez 25,11% dos votos e a segunda, 24,46%.
Após a vitória, Odone ainda não havia confirmado se concorreria à presidência do clube. No entanto, tomado pelo entusiasmo do triunfo deixou uma pista. \"Se me pedirem para ser, vou ser. Vamos tentar fortalecer e unir o Grêmio. Queremos ampliar as lideranças do clube\", completou antes de deixar o local de votação nos braços dos militantes da Chapa 1.
Confira as próximas partidas do Grêmio:
06/10 (Quarta-feira, 19h30): Grêmio x Grêmio Prudente, Olímpico, Porto Alegre
09/10 (Sábado, 18h30min): Vasco x Grêmio, São Januário, Rio de Janeiro
17/10 (Domingo): Grêmio x Cruzeiro, Olímpico, Porto Alegre
24/10 (Domingo): Grêmio x Inter, Olímpico, Porto Alegre
31/10 (Domingo): Fluminense x Grêmio, Rio de Janeiro
3/11 (Quarta-feira): Goiás x Grêmio, Serra Dourada, Goiânia
7/11 (Domingo): Grêmio x Ceará, Olímpico, Porto Alegre
14/11 (Domingo): Santos x Grêmio, Vila Belmiro, Santos
- SuperVasco