Categorias de base

Diretor está satisfeito com trabalho realizado na base vascaína


Foto: Site da Cruzada Vascaína


Apesar de muitas críticas, as condições oferecidas aos atletas das categorias de base do Vasco melhoraram muito nos últimos meses. Com a inauguração do Centro de Treinamento de Itaguaí e a chegada de profissionais como Mauro Galvão e Sorato, o clube deu um salto de qualidade nesse departamento e passou a ter uma nova metodologia de trabalho.

Se antes o objetivo maior do clube era o de conquistar títulos, agora é o de revelar jogadores com qualidade para o time profissional. A prova maior disso é a participação do Gigante da Colina no Campeonato Brasileiro sub-20. Para essa competição, o clube de São Januário levou um time sub-18 para prepará-lo para a Copa São Paulo de 2013.

Em entrevista ao programa Só dá Base, do grupo Só dá Vasco/SuperVasco, da última quarta-feira (12/12), o diretor das categorias de base, Manuel Pereira, falou sobre esse novo objetivo e pediu um voto de confiança para a torcida vascaína:

- A gente está bastante feliz com o trabalho que vem sendo realizado hoje. Houve diversas mudanças na base do Vasco e hoje os profissionais que lá estão, fazem um grande trabalho. Já estamos colhendo frutos com jogadores convocados para as Seleções Brasileiras de base. Temos jogadores na Seleção Brasileira sub-17, na Seleção sub-20 e cinco atletas já treinando com o time de profissionais. Isso só mostra que o trabalho está no caminho certo. Colocar jogador na Seleção não é o objetivo principal do Vasco. O Vasco precisa ter em sua base jogadores que possam suprir a necessidade do time profissional sempre que houver a necessidade. Isso é a nossa meta. Sabemos que é difícil de conseguir, mas vamos conseguir. Conquistamos vários títulos no pré-mirim, no mirim, no infantil e no Juniores. No mirim vencemos o Flamengo na final. Nós ficamos felizes com isso e peço um pouco de paciência a torcida do Vasco. Peço que ela não espere da base do Vasco apenas títulos. O maior objetivo do clube é formar atletas para o time profissional. Eu sei que a cobrança é sempre imediata. Eu quero o bem do Vasco, o melhor para o Vasco, até porque sou Vasco, mas peço a todos que tenham paciência, que confiem nessa diretoria. Temos hoje o Peralta, nosso vice-presidente, que vem fazendo de tudo para dar condições de trabalho ao pessoal da base do Vasco. Nós temos hoje um Centro de Treinamento, que é o melhor do Rio de Janeiro e um dos melhores do Brasil. Nós temos alojados lá 35 atletas com escola e o restante estudando em São Januário. O que a gente precisa é que as coisas boas sejam divulgadas. Que o nosso torcedor tenha a certeza que estamos revelando os craques para o futuro. Não é para mim, não é para o Roberto Dinamite, mas sim para o Vasco. Vamos esquecer passado, pois o que importa é o trabalho que vem sendo feito hoje - disse ao programa \"Só dá Base\", do grupo Só dá Vasco/SuperVasco

Manuel fez questão de garantir também que todos os problemas apontados por um levantamento do Ministério Público foram resolvidos:

- Os problemas estão todos superados. Já resolvemos também todos os problemas que tivemos com o Ministério Público. Nós tivemos uma fatalidade (morte do menino no CT de Itaguaí) e essa fatalidade colocou todo o foco em cima do Vasco. Nesse tempo ocorreram problemas em outros clubes, até mesmo falecimentos e não foram divulgados. Mas eu não estou preocupado com isso. Tudo que aconteceu não foi por negligência do Vasco - disse ao programa \"Só dá Base\", do grupo Só dá Vasco/SuperVasco

O programa Só dá Base vai ar todas as quartas no site oficial da Rádio Só dá Vasco a partir das 20 horas.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Júnior- SuperVasco.com