Futebol

Diretor do Oeste(SP) vê valorização da Série B com Vasco e Fluminense

Com Vasco e Fluminense na Série B de 2014, os demais participantes do torneio reconhecem a dificuldade de ficar entre os quatro primeiros, já que os cariocas chegam com favoritismo para ocupar as duas primeiras vagas do acesso.

Ainda assim, há quem comemore a queda dos gigantes do Rio. Caçula na segundona de 2013, o Oeste, de Itápolis, no interior paulista, conseguiu se manter na divisão e agora projeta objetivos mais altos para a próxima temporada.

– A queda de Vasco e Fluminense nos traz os dois lados da moeda. São equipes muito fortes e vai nos impor dificuldades. Mas o torneio ganha uma valorização, visibilidade. Fatalmente, estaremos antenados para explorar isso a nosso favor – disse Mauro Guerra, diretor de futebol do Oeste.

Desde 2003, quando a elite do Campeonato Brasileiro ganhou a fórmula de pontos corridos, todos os times grandes rebaixados retornaram à Série A logo na primeira temporada na segunda divisão: Palmeiras e Botafogo (2003), Grêmio (2005), Atlético-MG (2006), Corinthians (2008) e Vasco (2009). Este ano, o Palmeiras confirmou o retrospecto e liderou com folga a competição, conquistando o acesso com sete rodadas de antecedência, sobrando três vagas para os outros 19 times.

Itápolis, a 360 km de São Paulo, é uma cidade pequena, com 40 mil habitantes. O estádio dos Amaros, casa do Oeste, tem capacidade para apenas cerca de 14 mil pagantes. Com isso, este ano o Rubrão levou o jogo contra o Palmeiras para São José do Rio Preto para lucrar com os ingressos.

– Nos livramos do rebaixamento com duas rodadas de antecedência. Temos uma cidade de porte pequeno e um orçamento pequeno. Além disso, há a dificuldade na logística, já que a gente pega voo em São Paulo, a 360 km. Diante disso, logo no primeiro ano, fizemos uma boa participação. Para o ano que vem devemos entrar mais ajustados para, quem sabe, buscar o acesso, mesmo enfrentando clubes de capitais – analisou o diretor do Rubrão.

O último jogo do Oeste foi contra o América-RN, no sábado, dia 30 de novembro. Depois disso os jogadores receberam férias até a próxima segunda-feira, dia 16, quando todo o elenco vai se reapresentar para iniciar a pré-temporada do Paulistão.

Fonte: ge