Torcida

Diretor de instituto tenta explicar números da torcida do Vasco em pesquisa

A metodologia utilizada na pesquisa CNN Esportes/Itatiaia/Quaest explica o motivo da queda do Vasco no ranking das maiores torcidas do Brasil em relação a outros levantamentos já feitos. De acordo com Felipe Nunes, diretor da Quaest, foi levada em consideração apenas a primeira opção respondida pelos entrevistados, o que afetou a posição do cruzmaltino.

Segundo o responsável pela escolha das perguntas, a intenção era identificar qual seria a escolha prioritária dos torcedores. O clube carioca teria sido afetado por ter sido citado muitas vezes como o segundo time do coração, o que não foi considerado.

"O Quaest optou por separar o que é torcedor do que é simpatizante. Isso tem significância sobre o que é o resultado. A gente chegou na casa das pessoas e perguntou se ela se considera uma torcedora de futebol. Depois a gente perguntou 'para qual time você torce", disse.

"A gente precisava identificar qual é a prioridade da pessoa na hora de consumir, de assistir ao jogo, de ouvir no radinho, o que ela vai ouvir primeiro. Isso tem um impacto, sobretudo, na torcida do Vasco. O Vasco é o típico time que tem muita gente de segunda opção. Isso impactou no resultado. Nas outras pesquisas, o Vasco aparece maior porque somava a primeira e segunda escolha. A gente não fez isso", completou.

A pesquisa CNN Esportes/Itatiaia/Quaest aponta que o Flamengo segue com a maior torcida do Brasil, seguido por Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Atlético e Cruzeiro, com 5% das menções, dividem a quinta colocação no ranking. Clique aqui e veja o ranking completo.

Fonte: Rádio Itatiaia