Dinamite não acredita que sua marca de 190 gols será batida
Após disputarem fama, poder no Vasco, em 2000, e até mesmo mulheres, Romário e Edmundo voltaram a compartilhar objetivos em comum. Credenciados pela boa média de gols nesta temporada, prometem iniciar a disputa pelo posto de segundo maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, lista que tem em Roberto Dinamite, seu maior goleador, com 190 gols.
O sonho de marcar o milésimo na carreira, Romário já realizou. No entanto, o Baixinho, em meio ao assédio do Necaxa, do México, enfrentará o palmeirense Edmundo em um novo desafio. Segundo maior goleador da competição, com 153 gols, ele tem média de um gol por partida na temporada de 2007. Marcou 13 gols nas 13 treze vezes em que entrou em campo. Basta manter a média, mesmo não jogando fora de casa. Das 36 rodadas até o fim do Brasileiro, o Vasco disputará 21 no Rio de Janeiro.
Edmundo não fica muito atrás. Com 138 gols em Brasileiro, ele é o terceiro da lista. Em 16 partidas disputadas na temporada, o Animal já balançou as redes adversárias em 14 oportunidades, o que lhe dá uma média de 0,87. Jogador que mais marcou em uma só partida de Brasileiro - seis gols na vitória do Vasco de 6 a 0 sobre o União São João-SP, em 1997 -, Edmundo terá uma árdua missão.
Afinal, o retrospecto de Romário é favorável em quantidades de artilharia na competição. Em três oportunidades (2000, 2001 e 2005) deixou os concorrentes para trás, sendo que na última sagrou-se o artilheiro mais velho da história da competição. Na ocasião, tinha 39 anos e marcou 22 gols.
Isolado na liderança, Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco, fica feliz com a disputa entre os dois craques revelados na Colina. Embora o tempo não perdoe, Dinamite prevê uma emocionante disputa entre os veteranos Romário, de 41 anos, e Edmundo, de 36.
- Como vascaíno fico muito feliz. Afinal, a lista dos maiores goleadores da competição foram revelados em São Januário. Apesar da idade e o desgaste pesarem contra, eles têm se superado. Não será uma disputa fácil, mas tudo que serve para motivar é válido - disse Roberto Dinamite.
No entanto, Roberto não acredita que sua marca de 190 gols será batida, principalmente em razão da globalização que tomou conta do futebol.
- SuperVasco