Futebol

Dinamite foi beneficiado duas vezes por cortes de última hora na seleção

O técnico Dunga divulgou, nesta quarta-feira, a lista dos 23 convocados para a disputa da Copa do Mundo na África do Sul. Porém, como a história mostra, essa relação não é definitiva. De 1970 para cá, apenas em 1990 não houve cortes na primeira lista de convocados.

Confira os cortes de jogadores da Seleção Brasileira às vésperas de um Mundial:

1970 (México): Rogério, ponta-direita do Botafogo, foi cortado por contusão. Para seu lugar, Zagallo convocou o goleiro Leão para a que seria a primeira das cinco Copas que disputou.

1974 (Alemanha): O técnico Zagallo teve a baixa de Wendell, goleiro do Botafogo, e do volante campeão em 70, Clodoaldo. Waldir Peres e o atacante Mirandinha, ambos do São Paulo, foram os substitutos.

1978 (Argentina): Cláudio Coutinho, comandante da Seleção Brasileira, perdeu o atacante Nunes, do Flamengo, e para seu lugar convocou Roberto Dinamite, do Vasco.
(Nota do SuperVasco: Dinamite foi artilheiro do Brasil na Copa, ao lado do também Vascaíno Dirceu, com três gols)

1982 (Espanha): Roberto Dinamite apareceu outra vez como substituto de um jogador lesionado. Nessa edição do Mundial, o atacante entrou no lugar do jovem Careca.
(Nota do SuperVasco: Dinamite, no treino antes do fatídico jogo contra a Itália, fez três gols na defesa titular. Telê Santana, preferiu escalar Serginho, esperando o centroavante \"explodir\". Continua esperando até hoje...))

1986 (México): Foi a Copa com maior mudança na lista de convocados. Além das substituições de Mozer e Toninho Cerezo (lesionados) por Mauro Galvão e Valdo, Renato Gaúcho foi cortado por indisciplina ainda no Brasil e Leandro, lateral do Flamengo, pediu dispensa em solidariedade ao amigo. Para seu lugar foi chamado Josimar, do Botafogo.

1994 (EUA): Ricardo Gomes sofreu uma lesão muscular em uma partida contra a seleção de El Salvador. Para seu lugar o técnico Carlos Alberto Parreira convocou Ronaldão, então zagueiro do São Paulo.

1998 (França): Romário, em grande fase, teve problemas musculares durante a preparação para a Copa, e teve de dar lugar ao meia Émerson, do Bayern Leverkusen.

2002 (Japão e Coréia do Sul): Convocado às pressas no Mundial anterior, o capitão Émerson disputava um \"rachão\" como goleiro quando contundiu o ombro na véspera da estréia contra a Turquia. Para seu lugar, o técnico Felipão convocou o meia Ricardinho, do Corinthians.

2006 (Alemanha): O volante Edmílson lesionou o joelho e teve de ser substituído por Mineiro, do São Paulo.

Fonte: Terra Esportes