Futebol

Dinamite falou sobre futebol do Rio e arbitragem no "Esporte Visão"

O presidente Roberto Dinamite falou sobre o futebol do Rio e arbitragem no \"Esporte Visão\", da TVE.

Fluminense na lanterna da série a e futebol do Rio de Janeiro

\"Hoje, eu acho que a situação dele, ele tem 90% para cair, porque você olha a situação que ele precisa de vitórias, e não tem aquele grupo ou o time ideal para poder buscar os resultados que o interessam. A situação hoje é muito delicada, muito difícil.\"

\"A minha visão do Vasco, da direção do Vasco, com relação ao futebol do Rio de Janeiro, eu acho que nós temos que abrir uma discussão - Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense - para ver o que é melhor para o futebol do Rio de Janeiro, porque daqui a pouco São Paulo diretamente hoje tem seis times e amanhã vai ter oito. Na segunda divisão, vai ter alguém deles também subindo. Acho que nós temos que discutir - eu estou aberto para isso - o que é melhor para o futebol do Rio de Janeiro. A gente tem que deixar de lado as vaidades de falar o que é melhor para o Flamengo ou para o Vasco. Cada clube tem a sua forma de administrar, mas nós temos que discutir e buscar, sim. Hoje a gente tem, queira ou não, o futebol do Rio de Janeiro tem problema de arbitragem dentro da competição. Você vê isso. Não é justificar resultado, mas você tem situações que... Acho que nós temos que estar unidos para buscar de forma clara aquilo que é melhor para o futebol do Rio de Janeiro. Acho que a partir do momento em que isso aconteça.... E deixar claro, essas foram as minhas primeiras palavras em uma reunião na Federação do Rio de Janeiro. Quando nós nos reunimos pela primeira vez, eu falei \"\"Estamos aqui e temos que discutir o futebol do Rio de Janeiro, o futebol Carioca, as competições em si. Mas nós temos que discutir de uma forma muito clara o que é bom para o futebol do Rio de Janeiro, fortalecendo a todos, para que a gente possa continuar na primeira. E fortalecendo também os outros, que vão vir aí para disputar a segunda divisão, para voltar para a primeira\"\".\"

\"O Vasco hoje tem um planejamento para o ano de 2009, 2010 projetando isso também. Essa situação dos clubes do Rio de Janeiro é muito parecida com grande parte do futebol brasileiro. Hoje existe, já dentro do Clube dos 13, uma comissão formada pelo presidente do Palmeiras, que conhece bem dessa área, para se discutir ou rediscutir o futebol brasileiro na sua administração, a função de cada um, a forma que se gasta o dinheiro dentro dos clubes. Eu só tenho a dizer o seguinte. O Vasco, acho que está no caminho certo. Nós temos muitos compromissos nessa parte administrativa e financeira, que não vai se resolver com um ano ou dois. Mas nos estamos em um caminho, acho que o caminho que eu considero importante. Você equilibrar as suas finanças, buscar esse equilíbrio. Ao mesmo tempo, ter uma equipe competitiva dentro do campo, conquistando os resultados. Acho que esse é o caminho para você poder realmente dar ao torcedor o que ele espera e aquilo que nós acreditamos também. Estamos ali para cumprir uma etapa dentro do clube. Não quero me eternizar - deixar bem claro com relação a isso. Eu quero estar um período ali dentro do clube, dando a minha contribuição para solucionar e tentar resolver problemas do clube. Ao mesmo tempo, fazendo um Vasco campeão dentro do campo.\"

Arbitragem

\"Nós tivemos um problema. O Carlos Alberto levou 15 cartões e tal. Mas ele levou 200 faltas. Aí inverteu a coisa, achando que ele que criava a situação de tomar a falta, de fazer ou buscar uma falta. É um jogador diferenciado, que sofre uma marcação, e uma marcação forte. O problema com relação a isso, eu penso o seguinte. Acho que nós tivemos um período com uma arbitragem, com juízes até consagrados, que estão hoje, na maioria comentando arbitragem. Não houve uma renovação. Você tem uma competição como essa, busca-se daqui e dali. Se fala até que hoje a própria CBF, onde ela investe mais é nessa parte de aula, de preparação para esses profissionais. Mas em alguns momentos você fica a desejar. O que acontece. Um clube faz um investimento - como Vasco, Flamengo, Corinthians, São Paulo. Todo mundo faz um investimento, acreditando que pode chegar ali no momento decisivo de uma competição e conquistar aquele título, que vai ser um somatório de coisas até na parte, no aspecto financeiro, que ajuda, e ajuda muito o clube.\"

\"Por exemplo, o Vasco saiu da Copa do Brasil no jogo contra o Corinthians, em São Paulo, onde teve um pênalti escandaloso, claro, claro, claro, que não foi dado. O juiz [Leonardo Gaciba] estava a três metros. O que é isso? É falha técnica? O que eu questiono é isso. É falha técnica ou houve, não digo má fé, ou digo: houve má fé do árbitro? Tanto é que no jogo seguinte, acho que do próprio Corinthians, o árbitro não de um pênalti, acho que a favor do Corinthians. Pelo menos saiu isso na imprensa, falando que \"\"Eu não dei esse pênalti aqui, mas também não dei o que você fez lá contra o Vasco\"\". Aí, como é que fica isso? Mas houve um comentário. É um jogo mata-mata.\"

Fonte: Netvasco