Futebol

Dilema na Colina: jogar bem fora de casa

Péssimo aproveitamento longe de São Januário atrapalha o time na briga pela liderança


Sétimo lugar no Brasileirão com 14 pontos, o Vasco vive um dilema. Jogar bem longe de São Januário. Por algum motivo, o clube não vem conseguindo repetir as boas atuações fora de casa. Uma dor-de-cabeça que vem tirando o sono do técnico Celso Roth e atrapalhando bastante o time na briga pelos primeiros lugares. Se o aproveitamento em casa é de 100%, fora da Colina é de só 23,8% dos pontos disputados. Na última rodada, o time perdeu a quarta seguida \"na estrada\". Agora para o Juventude.

O problema é que o Vasco até agora só atuou três vezes em São Januário. Goleadas sobre Grêmio e Santos e vitória em cima do Sport. Já longe do estádio foram sete jogos. Derrotas para Botafogo, São Paulo, Cruzeiro e Juventude. Empates com Náutico e Fluminense e uma vitória em cima do América-RN, na estréia.

Mas até o fim do primeiro turno, dos oito jogos do time, cinco serão na Colina - Atlético-PR, Atlético-MG, Goiás, Figueirense e Corinthians. Apenas três, contra Paraná, Internacional e Palmeiras - vão acontecer fora do Rio de Janeiro. Com isso, o time tem chances de entrar de novo na briga pela ponta.

- Falta equilíbrio fora de casa. Estamos até jogando bem como contra o Juventude. Mas os jogos estão sendo decididos nos detalhes, em momentos que falta atenção. E isso não pode acontecer. É o que vem fazendo a diferença contra a gente. Poderíamos estar bem melhor na classificação. Agora é ter tranqüilidade para voltar a vencer fora de casa. Temos potencial - diz o goleiro Sílvio Luiz.

Dos 21 pontos que disputou longe de São Januário, o Vasco só conquistou cinco. É o quinto pior aproveitamento fora de casa deste Brasileirão. O clube só fica a frente de Sport, Internacional, Juventude e Náutico.

- Falta maturidade ao time para jogar fora de casa. Isso é algo que se adquire com o tempo. Mas estamos errando muito fora - diz o técnico Celso Roth.

Para a alegria da torcida vascaína, os dois próximos compromissos do time serão em São Januário: Atlético-PR, na próxima quinta-feira; e Atlético-MG, no próximo dia 21.

Em São Januário - 100% de aproveitamento
Vasco 3 x 1 Sport
Vasco 4 x 0 Grêmio
Vasco 4 x 0 Santos

Fora de São Januário - 23,8% de aproveitamento
América-RN 0 x 1 Vasco
Náutico-PE 2 x 2 Vasco
Fluminense 1 x 1 Vasco
Botafogo 4 x 0 Vasco
São Paulo 2 x 0 Vasco
Cruzeiro 3 x 1 Vasco
Juventude 2 x 0 Vasco

Fonte: ge