Futebol

Diego Souza faz treinos físicos complementares para render bem

Nem técnica, nem tática. O segredo para as boas atuações de Diego Souza pelo Vasco está muito mais na parte física do que em qualquer outra coisa. É o que a própria comissão técnica cruz-maltina tem comprovado nesta temporada. Afinal, é só ele dar um tempo dedicado a alguns treinamentos extras que a resposta em campo é imediata.

Assim foi no domingo passado, contra o Atlético-MG. Na reserva por duas rodadas seguidas, ele teve uma sequência de trabalhos complementares. Voltou bem, marcando dois gols. O mesmo foi feito às vésperas do confronto com o Atlético-PR, pela Copa do Brasil. Aperfeiçoou a parte física e foi o destaque contra o Furacão.

– Alguns jogadores conseguem se recuperar bem apenas com os treinos do dia a dia. Com o Diego Souza, precisamos fazer esses trabalhos de potência, que é de força e velocidade. Ele é um atleta alto e forte, que necessita disso para render em campo. Então colocamos alguns treinos complementares. E a resposta é sempre positiva – explicou Daniel Gonçalves, fisiologista do Vasco.

O calendário brasileiro acaba atrapalhando esses trabalhos. Com jogo no meio e no fim de semana, fica mais difícil executar os treinos extras. Por isso a necessidade, por exemplo, de o jogador ter sido poupado de jogos ou de ter intensificado essas atividades.

– Fiquei fora de dois jogos e tinha de tirar proveito da situação. Eu me dediquei aos treinos. Quando temos muitos jogos consecutivos acabamos deixando de fazer coisas importantes – lembrou o meia.

Tempo no Galo atrapalhou

Contratado pelo Atlético-MG no meio de 2010, após grande investimento, Diego Souza não foi feliz em sua passagem por Minas Gerais. E isso refletiu diretamente emseu preparo físico. Afastado de muitos jogos do Galo, alguns por conta de um imbróglio na negociação com o Palmeiras, o atual camisa 10 teve dificuldades para readquirir o ritmo ao chegar no Rio.

Passada a fase inicial, quando suou a camisa para recuperar a forma nos primeiros dias em São Januário, Diego Souza vai reencontrando, aos poucos, o peso e o ritmo de jogo ideais. O objetivo, agora, é manter a sequência e aproveitar o bom momento.

\"Diego Souza vai evoluir ainda mais\"
Daniel Gonçalves, fisiologista do Vasco

Quando o Diego Souza chegou, já sabíamos que ele era um jogador que precisa estar bem fisicamente para render, por ser um jogador forte.

Mas, com o passar dos meses, vamos conhecendo melhor o atleta e intensificamos alguns trabalhos. A resposta? É rápida, imediata mesmo. Em semana toda de treinos, ele faz essas atividades duas ou três vezes. O jogador já teve uma melhora física em muitos aspectos e vai evoluir ainda mais.

Estava chateado e queria voltar

Não conseguindo encontrar uma regularidade, Diego Souza acabou perdendo a vaga para o xodó da torcida, Bernardo, que vinha entrando bem. O meia, apesar de chateado com a situação, mostrou respeito com a decisão de Ricardo Gomes.

– Sempre respeitei meus companheiros. Não são 11 jogadores, é um grupo de 30. Não gosto de ficar sem jogar, estava chateado e queria a chance de voltar – afirmou.

Para a próxima rodada, o time contará com os retornos de Felipe e Juninho Pernambucano, mas Diego Souza deverá ser mantido como titular no meio de campo. Ele destacou que a disputa por vagas é saudável:

– Não me sinto titular. O Ricardo vai procurar escolher da melhor maneira possível.

O Eduardo Costa foi bem, não imagino como ele vai armar a equipe, com dois volantes ou jogadores mais ofensivos no meio.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance