Futebol

Diego Souza é o artilheiro do Vasco nos últimos 10jogos

Como diria o astro norte-americano do basquete Michael Jordan, chegou a hora de separar os homens dos meninos. A oito rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, os craques dos sete candidatos ao título começam a bater no peito e a assumir a responsabilidade impressa no contra-cheque. Donos dos salários mais altos dos seus clubes, craques como Fred e Loco Abreu têm colocado a bola debaixo do braço e marcado gols imprescindíveis para a manutenção dos seus times no bloco de elite do equilibrado Nacional-2011.

Fred é um nome questionado na Seleção Brasileira e no Fluminense. A cada convocação, não falta quem torça o nariz para a preferência de Mano Menezes pelo camisa 9 tricolor. Nas Laranjeiras, parte da torcida chegou a pedir a barração dele para a entrada de Rafael Moura. Perseguido por integrantes de uma organizada do clube na noite carioca, o goleador chegou a ir a uma delegacia e registrar ocorrência após o episódio dos caipisaquês em um bar da Zona Sul do Rio de Janeiro. Barrado por Hulk, do Porto, na virada do Brasil sobre o México, Fred retornou ao Brasil ainda mais pressionado, mas aliviou a tensão ao marcar cinco gols nas últimas duas exibições, contra o Coritiba e o Palmeiras.

“Tenho vivido um momento muito bom, assim como toda a equipe. Esses números são reflexo disso. O grupo todo está muito bem, focado nos nossos objetivos. Quando esse time embala, é difícil de segurar. Espero que nós possamos manter o ritmo e a força que nós temos demonstrado para buscar o título mais uma vez”, disse Fred, após o triunfo sobre o Palmeiras, no domingo. A atual fase lembra o desempenho na reta final do Brasileiro de 2009. Na época, o tricolor brigava contra o rebaixamento e o centroavante marcou oito gols na espetacular reação que manteve o time na primeira divisão.

Se o Fluminense aposta em Fred, o Botafogo confia em Loco Abreu para assumir a liderança amanhã, na partida atrasada contra o Santos. O centroavante marcou sete gols nas últimas 10 partidas, um deles importantíssimo na vitória por 2 x 0 no confronto direto com o Corinthians. Graças ao uruguaio, o Botafogo tem a oportunidade de roubar a dianteira de Corinthians e Vasco em caso de vitória na Vila Belmiro. Contra o Peixe, Loco Abreu completará 80 partidas com a camisa do Glorioso e poderá atingir a marca de 50 gols. No Brasileiro de 2011, o ídolo contabiliza 10 gols, um a menos que no ano passado.

Meias
Vasco e Flamengo também têm os seus talismãs para as últimas rodadas. No entanto, eles não são atacantes como nos velhos tempos em que um tinha Romário e o outro, Bebeto. O meia Diego Souza é o artilheiro cruz-maltino nas últimas 10 partidas. Portanto, o maior responsável pela presença do Vasco ao lado do Corinthians na liderança. “Estou no meu sétimo clube e vivo um bom momento. Se eu continuar marcando gols, vou ficar marcado no clube. Talvez essa fase já esteja sendo melhor até do que aquela no Palmeiras, em 2009”, comparou o craque, depois do show à parte na vitória sobre o Cruzeiro.

Vice-artilheiro do Flamengo na temporada com 17 gols — três atrás de Ronaldinho Gaúcho — o meia Thiago Neves comandou a reação do Flamengo após a série de 10 partidas sem vitória. O camisa 7 recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 1 x 0 sobre o Ceará e vai fazer falta na partida contra o Santos, no Engenhão. “Sei que os meus gols ajudaram o time, mas o mérito das vitórias é de toda a equipe, que vem subindo de produção a cada jogo. O caminho não será fácil, mas vamos continuar trabalhando forte para manter essa evolução nas próximas rodadas”, disse, após voltar a brilhar contra o Fluminense, seu ex-clube, na vitória de virada por 3 x 2.

Dois por um
O São Paulo esperava que Luis Fabiano assumisse o papel de matador do time na estreia contra o Flamengo. O Fabuloso prometeu balançar a rede rubro-negra, mas não cumpriu. Em jejum há quatro jogos, o camisa 9 viu Dagoberto e Rivaldo serem decisivos nas últimas 10 partidas. Quando o duelo aperta, eles costumam decidir. Rivaldo fez a diferença contra o Figueirense, na goleada sobre o Ceará e evitou a derrota para o Botafogo no confronto direto. Dagoberto liderou o time na vitória sobre o Atlético-MG, marcou na derrota para o Flamengo e deixou o dele no empate com o Cruzeiro por 3 x 3.

Memória
Protagonistas dos títulos

» 2003
Alex fez a diferença na campanha que rendeu ao Cruzeiro a tríplice coroa na conquista do Brasileirão.

» 2004
As exibições de Robinho foram o destaque na campanha do título nacional do Santos.

» 2005
O argentino Carlos Tévez foi o diferencial do Corinthians nas últimas rodadas da campanha do tetra.

» 2006
Artilheiro do time com oito gols ao lado de Lenilson, o goleiro Rogério Ceni levou o São Paulo ao título.

» 2007
Rogério Ceni, Borges e Dagoberto terminaram o Brasileiro com sete gols e são os responsáveis pelo bi.

» 2008
Borges comandou a arrancada do São Paulo, com 16 gols, um deles no último jogo, e levou o time ao tri.

» 2009
Auxiliado por Petkovic, Adriano comandou a reação do Flamengo, fez 19 gols e bordou o hexa no escudo.

» 2010
Artilheiro do Fluminense na campanha o título, Conca cresceu nas últimas rodadas e confirmou o título.

Quando os protagonistas fazem falta

Liedson ficou fora de quatro das últimas 10 partidas do Corinthians no Campeonato Brasileiro. Tite sofreu para montar o ataque sem o seu artilheiro, mas deu sorte nos improvisos. Enquanto o matador se recuperava de uma lesão no joelho, o Timão se fechou para provar que não é dependente do ídolo. Durante a ausência da estrela, Alex fez dois gols, Danilo marcou um e Leandro Castán contribuiu com outro.

O esforço coletivo manteve o clube na liderança, mas no confronto direto com o Botafogo, por exemplo, o faro de gol de Liedson fez falta. Nem mesmo a entrada no sacrifício de Adriano minimizou a ausência do artilheiro do Corinthians. Liedson voltou contra o Cruzeiro e continua sendo o artilheiro do time tanto no campeonato, com 9 gols, quanto nas últimas 10 rodadas, graças aos dois tentos no triunfo sobre o Flamengo e ao marcado na derrota para o Santos, por 3 x 1.

O colorado Leandro Damião vive um momento semelhante ao de Liedson. Ausente nas escalações do Internacional há cinco jogos, o centroavante continua sendo o artilheiro do time na temporada, no Brasileirão e nas últimas 10 partidas. Ele fez quatro gols nesta reta final, três deles em um só jogo, na goleada por 3 x 0 sobre o Palmeiras. A equipe gaúcha sente falta do camisa 9, mas viu o meia argentino D’Alessandro assumir a responsabilidade. O camisa 10 também tem quatro gols.

Quem são os curingas

Veja as cartas que fizeram a diferença nos últimos 10 jogos e podem desequilibrar na corrida pelo título

Liedson
3 gols nos últimos 10 jogos
O artilheiro do Corinthians no Campeonato Brasileiro, com nove gols, marcou três deles nas últimas 10 partidas. Embora tenha ficado afastado da equipe para o tratamento de uma lesão no joelho, o atacante luso-brasileiro foi quem mais balançou a rede nesse período.

Dos 18 gols do Vasco nas últimas 10 partidas, cinco foram marcados por Diego Souza. Eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro em 2009, quando defendia o Palmeiras, o meia costuma crescer na reta final. Além dele, o centroavante Elton tem sido decisivo, com quatro gols em 10 jogos.

Loco Abreu
7 gols nos últimos 10 jogos
O centroavante uruguaio é mais do que um líder na bela campanha do Glorioso. O matador tem desequilibrado jogos. Nas últimas 10 exibições alvinegras, ele balançou a rede sete vezes. O ídolo só não fez nas partidas contra Palmeiras, Coritiba, Atlético Goianiense e Bahia.

A peça-chave do Flamengo nas últimas 10 rodadas foi Thiago Neves. O meia-atacante fez a diferença na vitória por 2 x 1 sobre o América-MG, brilhou no triunfo diante do São Paulo, no Morumbi, abriu o caminho para a virada no clássico com o Fluminense e também marcou no empate com o Palmeiras.

Fred
11 gols nos últimos 10 jogos
Ninguém tem feito mais a diferença na reta final do Campeonato Brasileiro que o centroavante do Fluminense. Dos 20 gols do atual campeão brasileiro nas últimas 10 partidas, mais da metade (11) teve a assinatura do artilheiro e capitão do time das Laranjeiras.

Dagoberto e Rivaldo
3 gols nos últimos 10 jogos
Um é titular absoluto. O outro, aos 39 anos, vive sob a desconfiança da comissão técnica e dos torcedores devido à idade avançada. No entanto, nos últimos 10 jogos, Dagoberto e Rivaldo são os dois nomes que assumiram a responsabilidade de balançar a rede com a camisa tricolor.

D’Alessandro e Leandro Damião
4 gols nos últimos 10 jogos
Mesmo longe dos gramados para o tratamento de uma contusão, Leandro Damião é o principal goleador colorado nas últimas 10 partidas, com quatro gols. Afastado do time, o centroavante viu o meia argentino D’Alessandro assumir a responsabilidade, decidir os jogos e alcançar a sua marca.

Fonte: Superesportes