Diego Souza alerta para subida de produção do Grêmio
O Vasco recebe o Grêmio neste sábado, às 18 horas (de Brasília),em São Januário, disposto a conquistar uma vitória para dormir na liderança do Campeonato Brasileiro na noite de sábado. Após empatar com o Figueirense por 1 a 1, o Cruz-maltino chegou aos 42 pontos, um a menos que o líder Corinthians. Por ser o segundo colocado, em caso de triunfo o time carioca vai liderar pelo menos até domingo, quando o Timão faz clássico paulista contra o Santos.
Por outro lado os gremistas, que estão em 12º lugar com 30 pontos, venceram seus três últimos jogos, sendo o mais recente por 1 a 0 contra o São Paulo. A ideia é manter a sequência positiva e se aproximar da zona de classificação para a próxima Copa Libertadores.
A possibilidade de liderar é algo tratado com calma em São Januário. Mas o time sabe que as chances são grandes, principalmente porque tem sabido tirar proveito do fator campo.
\"O Vasco é muito forte em casa e se a vitória nos dará a liderança pode se dizer que estamos pensando nisso. O Vasco sempre entrou em campo com o pensamento de somar três pontos\", disse o técnico interino Cristóvão Borges.
Para ficar com a liderança já neste sábado, os jogadores vascaínos esperam contar com o apoio dos torcedores.
\"Nós estamos em uma fase que nas próximas rodadas teremos definições sobre os planos dos times no Campeonato Brasileiro e o pensamento do Vasco é a conquista do título. Não poderia ser diferente e, portanto, temos que fazer de São Januário um local onde apenas a vitória interessa. Neste confronto com o Grêmio a nossa expectativa é a de um estádio cheio, com os torcedores empurrando e incentivando o time ao longo dos noventa minutos\", afirmou o lateral direito Fagner.
Apesar do claro objetivo de liderar, os vascaínos têm consciência de que o Grêmio não é um time fácil de se superar.
\"O Grêmio subiu muito de produção nos últimos jogos e vem de uma sequência positiva. Seus jogadores não vão querer interromper isso e precisamos ficar ligados\", declarou o meia Diego Souza.
Pelo lado do Grêmio, o aumento da confiança e da auto-estima são as conseqüências das três vitórias consecutivas. De um time cabisbaixo, o Tricolor passou a ser uma equipe que entra de cabeça erguida em campo. Transformação efetuada pelo técnico Celso Roth.
Nessa série de triunfos, os gremistas voltaram a vencer fora de casa, o que não ocorria desde a terceira rodada, e, pela primeira vez, venceram um dos clubes da parte de cima da tabela, o São Paulo. Além de ter se distanciado da zona do rebaixamento, a 12ª colocação, com 30 pontos e um jogo a menos, mantém o Grêmio com pensamentos grandes para o restante da competição.
Após vencer o Tricolor Paulista, e enfrentar o Vasco, os gaúchos ainda terão pela frente o Botafogo, fechando uma série diante de clubes na zona da Libertadores que, com bons resultados, será um aditivo ainda maior para as esperanças gremistas. No primeiro turno, nesses três jogos, o time somou somente um ponto.
Apesar da boa fase, o trabalho no Olímpico é para que o ânimo não seja exacerbado e ocorra algum tipo de soberba nas partidas. \"É uma grande equipe, está passando por uma fase muito boa. Tem seus problemas, como nós temos, mas jogar em São Januário, posso dizer com tranquilidade que é muito difícil. Sou natural do Rio, já joguei no Vasco e sei o que estou dizendo\", comentou o centroavante André Lima.
O time terá o retorno do capitão Fábio Rochemback. O volante cumpriu suspensão no fim de semana passado.
FICHA TÉCNICA
VASCO X GRÊMIO
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17 de setembro de 2011 (Sábado)
Horário: 18h(de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Camilo (MG) e Fábio Pereira (TO)
VASCO: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Dedé e Jumar; Eduardo Costa, Rômulo, Allan e Diego Souza; Eder Luis e Elton
Técnico: Cristóvão Borges
GRÊMIO: Víctor, Mário Fernandes, Edcarlos, Saimon e Julio Cesar; Fábio Rochemback, Fernando, Marquinhos, Douglas e Escudero; André Lima
Técnico: Celso Roth
- SuperVasco