Futebol

Dias de glória: Uma jornada pelo legado dos jogadores mais icônicos do Vasco

O Vasco é um time centenário e que, ao longo de sua história, contou com grandes nomes do futebol brasileiro, algo que certamente muito poucos times se podem orgulhar.

Para além do futebol, o Vasco da Gama e o esporte em si, vivem cada vez mais uma relação estrita com as casas de apostas, encabeçadas pelo Betway, que atualmente já estão inseridas no mercado brasileiro através de patrocínios a vários times.

Contudo, nesse artigo o grande tema será os maiores nomes da história deste time, sendo que muitas das estrelas são velhos conhecidos da torcida vascaína e também de apaixonados pelo futebol mundial. . 

Menções honrosas na história do Vasco

Sendo um dos times com maior história no Brasil e mesmo em toda a América do Sul, o Vasco possui uma das melhores categorias de base do país, capaz de projetar jogadores brasileiros para os grandes palcos de futebol.

Criar uma lista de jogadores que tenham uma grande conexão com a torcida do Gigante da Colina nem sempre é fácil e “deixar de fora” alguns nomes como os que mencionaremos em seguida como “apenas” menções honrosas não é um desprestígio para os mesmos, mas sim salutar diante de tantas personalidades que vestiram a camisa desse time.

  • Danilo Alvim
  • Bellini
  • Barbosa
  • Felipe
  • Mauro Galvão

Todos estes atletas tiveram enorme repercussão em toda a história vascaína e muitos deles foram a fundação para os atletas que mais se destacaram e que estão na lista seguinte.

Os jogadores em maior destaque de sempre

Tal como mencionamos acima, existem muitos nomes que poderiam entrar nessa lista privilegiada de jogadores, contudo, estes são alguns dos que mais se destacam.

O seu papel no time e títulos conquistados fizeram os atletas abaixo entrarem para a história do Vasco.

Romário

O “baixinho” foi, provavelmente, um dos melhores atacantes da história cruz-maltina, sendo um dos grandes craques do Vasco, tanto por aquilo que conquistou como pelos gols que marcou.

Com mais de 300 gols marcado na sua carreira ao serviço do clube, Romário eternizou seu nome na história do futebol ao marcar o milésimo gol com a camisa vascaína. 

Roberto Dinamite

Quando falamos de Roberto Dinamite, é imperativo recordar que esse ponta disputou mais de 1000 partidas pelo Vasco da Gama, tendo marcado mais de 700 gols.

Os números não demonstram totalmente a importância de Dinamite para esse time, já que os vários títulos conquistados o tornam o maior ídolo da história do Vasco. .

Edmundo

Conhecido no mundo do futebol como o “Animal”, Edmundo é um dos ex-atletas mais lembrados da história do Vasco, com cinco passagens pelo time de São Januário.

Para além de ter vencido o Brasileirão em 1997, o centroavante contribuiu com mais de 130 gols ao longo de várias temporadas, sendo mesmo o melhor marcador do campeonato com 29 gols no ano em que se tornou capitão.

Ademir Menezes

Puxando mais um pouco atrás a história do Vasco, Ademir de Menezes foi a primeira grande estrela do time, liderando o “Expresso da Vitória” na década de 40 por duas ocasiões, onde venceu o Campeonato Carioca em quatro vezes distintas.

O terceiro maior artilheiro da história do time é também um dos jogadores com mais partidas disputadas, tendo garantido durante a sua carreira o lugar na Seleção Brasileira, onde foi absolutamente preponderante em 1950.

Juninho Pernambucano

O meio-campista é um dos melhores batedores de falta do futebol mundial, quer seja pelas cobranças de falta deslocando o goleiro ou com o seu pontapé fulminante de fora da área quando os zagueiros menos esperavam.

Juninho foi um dos grandes protagonistas da história. Esteve presente no título da Libertadores, como também contribuiu para o título do Campeonato Brasileiro de 1997 e de 2000. 

Fonte: SUPERVASCO.COM