Futebol

Diante do Grêmio, Vasco tem a chance de encerrar tabu em São Januário

A última vez que o Vasco venceu dentro de Sâo Januário, na Série A do Campeonato Brasileiro, foi no dia 25 de fevereiro de 2021, quando a equipe bateu o Goiás, por 3 a 2, em partida válida pela edição de 2020. Mesmo assim, aquele jogo não impediu o rebaixamento cruz-maltino.

De lá para cá, foram duas temporadas na Série B até o retorno neste ano. Ao que tudo indica, o chamado 'caldeirão', virou um dos principais adversários vascaínos. São cinco jogos e cinco derrotas na Colina. O clube não sabe o que é vencer pela elite em seu estádio há 892 dias. E nem fazer gols.

Neste domingo, diante do Grêmio, que foi rival na Série B do ano passado, o Vasco busca não só voltar a marcar dentro de seus estádio, mas também voltar a pontuar. Quando o nacional começou, a grande aposta da equipe eram os jogos em São Januário.

Para se ter ideia, no Rio de Janeiro, o Vasco fez cinco dos seus nove pontos em 16 jogos. Foram dois empates no Maracanã e uma vitória, diante do Cuiabá, no Estádio Luso-Brasileiro. Em São Januário foram seis gols sofridos.

Este será o terceiro jogo na Colina - o quarto no Rio - sem torcida, devido a punição após a derrota para o Goiás. Com seus torcedores, três revezes por 1 a 0 para Bahia, Santos e os goianos.

O Grêmio é um rival que traz boas recordações para o Vasco, quando é mandante no Brasileirão. Ao todo, são 26 jogos, com 14 vitórias do Vasco, oito empates e apenas quatro triunfos dos gaúchos.

O período sem vitória do Vasco, também é o mesmo sem gols. Ricardo Graça, zagueiro que hoje está no futebol japonês, foi o autor do último gol na Colina pela Série A, diante do Goiás.

Fonte: Rádio Itatiaia