Dez anos depois, Flu repete trajetória do Vasco em 1998
Dez anos depois, um clube do Rio de Janeiro volta a disputar a final da Taça Libertadores. Antes do Fluminense eliminar o temido Boca Juniors nesta quarta-feira, o último representante carioca a conseguir chegar à decisão do principal torneio de clubes do continente americano foi o Vasco, em 1998. E a trajetória do clube de São Januário há uma década guarda muitas semelhanças com o caminho traçado pelo Tricolor das Laranjeiras rumo à finalíssima neste ano.
Assim como o Flu, o Vasco eliminou um time brasileiro nas quartas-de-final, um argentino na semifinal e vai decidir o título contra uma equipe do Equador.
Em 1998, a Taça Libertadores foi disputada por 22 times (incluindo fase preliminar). Quase a metade da edição atual, que contou com 38 clubes. O sistema vigente em 98 previa ainda que os clubes do mesmo país se enfrentassem logo na primeira etapa. Vasco (campeão brasileiro) e Grêmio (vencedor da Copa do Brasil) duelaram e os dois se classificaram para as oitavas-de-final.
Como segundo colocado do Grupo 2 (atrás do Tricolor gaúcho), o Vasco encarou então o Cruzeiro, vencedor da Libertadores no ano anterior e classificado por antecipação para as oitavas. Com uma vitória em São Januário (2 a 1) e um empate no Mineirão (0 a 0), o time cruzmaltino reecontrou o Grêmio nas quartas, iniciando a trajetória semelhante a do Fluminense neste ano.
O Vasco empatou no Olímpico (1 a 1) e venceu em casa (1 a 0). No caso do Fluminense, a classificação teve componentes mais dramáticos. O Flu perdeu para o São Paulo no Morumbi por 1 a 0, mas conseguiu reagir no Maracanã, eliminando o tricampeão da Libertadores com um gol de Washington nos acréscimos (3 a 1).
O desafio seguinte da dupla carioca foi um gigante argentino. O Vasco encarou o River Plate. Após ganhar por 1 a 0 em São Januário, o time brasileiro foi para o Monumental de Nuñez com a vantagem do empate. Sorín abriu o placar para o River aos 22 do primeiro tempo. Mas o time brasileiro conseguiu a igualdade aos 36 do segundo tempo, graças a um belo gol de Juninho Pernambucano, em cobrança de falta.
Outra semelhança com o Fluminense-2008, que empatou a partida contra o Boca Juniors no Maracanã com um gol de falta (Washington). O Tricolor também arrancou um empate na Argentina (2 a 2) e venceu em casa (3 a 1), como o Vasco-98.
Depois de um adversário com muita tradição, o Vasco enfrentou um equatoriano estreante em finais - o Barcelona de Guaiaquil. Como a LDU, que também chega pela primeira vez a uma decisão da Libertadores.
Na final de 1998, o Vasco não teve grande dificuldades para levantar a taça. Venceu em São Januário (2 a 0) e fora de casa (2 a 1). Resta saber se o desfecho da Libertadores-2008 será o mesmo da edição de 1998, com um time brasileiro campeão. Os torcedores do Fluminense esperam que sim.
Campanha do Vasco em 1998
Primeira fase
Grêmio 1 x 0 Vasco
Guadalajara 1 x 0 Vasco
América-MEX 1 x 1 Vasco
Vasco 3 x 0 Grêmio
Vasco 2 x 0 Guadalajara
Vasco 1 x 1 América-MEX
[b]Primeira Fase do Fluminense em 2008 [/b]
LDU 0 x 0 Fluminense
Fluminense 6 x 0 Arsenal
Libertad 1 x 2 Fluminense
Fluminense 2 x 0 Libertad
Arsenal 2 x 0 Fluminense
Fluminense 1 x 0 LDU
[b]Oitavas-de-finais[/b]
Vasco 2 x 1 Cruzeiro Cruzeiro 0 x 0 Vasco
Nacional-COL 1 x 2 Fluminense Fluminense 1 x 0 Nacional
[b]Quartas-de-final[/b]
Grêmio 1 x 1 Vasco Vasco 1 x 0 Grêmio
São Paulo 1 x 0 Fluminense Fluminense 3 x 1 São Paulo
[b]Semifinais[/b]
Vasco 1 x 0 River Plate River Plate 1 x 1 Vasco
Boca Jrs 2 x 2 Fluminense Fluminense 3 x 1 Boca Jrs
[b]Finais [/b]
Vasco 2 x 0 Barcelona de Guaiaquil Barcelona de Guiaquil 1 x 2 Vasco
LDU x Fluminense Fluminense x LDU
Mais lidas
- 3 O possível motivo do Vasco ter começado a falar em reestruturação financeira TOP
- 0 Vasco se aproxima de desfecho feliz com Vegetti, mas ainda há incógnita TOP
- 0 Final da Libertadores faz Brasileiro virar G7 e, dependendo, um G9; tabela TOP
- 1 Familiares por perto alegra Payet, que se reúne com a diretoria do Vasco TOP
- 0 Vasco vive dias de tensão fora dos gramados TOP
- 0 Próximos 4 jogos tem um 'peso enorme' e Paiva identifica pontos a ajustar TOP
- 2 Nicola: 'Textor insiste em Rayan' TOP
- 0 Boletim financeiro mostra quanto o Vasco teve de lucro contra o Bahia TOP
- 1 CFO do Vasco: 'A gente precisa ter consciência da gravidade da situação' TOP
- 0 Vasco retorna aos treinos e ainda sente falta dos jogadores lesionados TOP