Desgaste físico e casos de covid-19 se tornam um obstáculo no Vasco
Quarto colocado no Campeonato Brasileiro, na briga por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil e ainda vivo na Copa Sul-Americana. A caminhada do Vasco até aqui tem sido animadora, mas ao mesmo tempo tem encontrado cada vez mais obstáculos que estão se tornando um problema: a covid-19 e o desgaste físico, fruto da maratona insana de jogos.
O coronavírus, até então, vinha sendo o principal tormento cruz-maltino. Entre os clubes da Série A, o Vasco está entre os que possui mais casos, com 27 jogadores já infectados desde que o futebol foi retomado (19 testaram positivo na reapresentação).
Com o elenco já quase atingindo uma "imunidade de rebanho", a situação parecia ter sido amenizada uma vez que nas últimas duas partidas ninguém havia testado positivo. Porém, ontem (18), foi a vez do técnico Ramon Menezes ser diagnosticado com a doença. Ele já foi colocado em quarentena e se encontra assintomático.
Nos próximos dez dias, quem assume em seu lugar é o auxiliar Thiago Kosloski, que terá o auxílio direto de Júnior Lopes. Eles já comandam a equipe à beira do campo hoje, às 16h, contra o Coritiba, no estádio Couto Pereira (PR), pelo Campeonato Brasileiro.
Desgate físico
Mais recentemente, o fator que tem desfalcado a equipe é o desgaste. Na última quinta-feira, na derrota por 1 a 0 para o Botafogo pela Copa do Brasil, foram nada menos do que seis ausências por problemas físicos.
Em um momento de transparência do departamento médico, um boletim na noite do jogo foi divulgado detalhando a situação de cada um:
Ricardo Graça (zagueiro): apresenta um edema muscular na coxa. Ainda não está em condições de jogo;
Neto Borges (lateral-esquerdo): será poupado na partida de hoje por apresentar mialgia na coxa;
Andrey (meio-campista): Segue em recuperação de uma lesão muscular na coxa. Será reavaliado nos próximos dias.
Carlinhos (meio-campista): possui uma lesão muscular e segue em tratamento na fisioterapia;
Juninho (meio-campista): já se encontra clinicamente recuperado. Atravessa um processo de transição;
Vinícius (atacante): em recuperação. Está fazendo fortalecimento específico por conta do problema que teve na panturrilha no início do Brasileirão.
Técnico da equipe, Ramon Menezes admitiu - antes de ser diagnosticado com a covid-19 - que não gosta de poupar jogadores.
"O pensamento agora é de recuperar os atletas. A gente sabe da maratona, eu sinto ali do lado de fora que a substituição tem de ser feita. Até para preservar e não perder o atleta. Foi o caso hoje (contra o Botafogo) do Cano e do Fellipe Bastos. O Benítez também sentiu cansaço no final do jogo, como todos. Vamos pensar no Coritiba, na melhor formação, nos atletas que estiverem mais inteiros. Eu gosto de falar com os atletas, ouvir eles. Não gosto muito de poupar, mas vamos ver e dar atenção maior para a recuperação desses atletas", disse o treinador à Vasco TV.
A tendência é a de que ao menos Juninho fique à disposição para a partida contra o Coritiba hoje.
Fonte: UOL EsportesMais lidas
- 0 Vascomics 'resume' coletiva de Pedrinho em desenho
- 0 Depois de duas pré-temporadas fora do Brasil, Vasco terá período no RJ
- 0 A lista de analistas e scouts do Vasco
- 0 Ex-Vasco, Marcos Junior participa de live do canal Fora do Jogo
- 0 A agenda de transmissões de jogos do Vasco nesta sexta (15/11)
- 0 Basquete: Vasco enfrenta o Botafogo nesta sexta (15/11) pelo NBB
- 0 A situação da reforma do Estádio de São Januário
- 0 Estádio Kleber Andrade é oferecido para o Vasco mandar seus jogos em 2025
- 0 VascoTV irá lançar seu primeiro documentário com produção própria
- 0 Vasco lançará vídeo contando a trajetória de recuperação de Jair