Clube

'Desenvolve Vasco' fala sobre Estatuto e nova eleição

O Estatuto vigente prevê duas formas de suprir a vacância da Presidência de qualquer dos Poderes e isso depende do tempo de mandato decorrido, vamos a elas:

Caso a vacância se dê na primeira metade do mandato, haveria nova eleição no Conselho Deliberativo (para Presidente da DA, CD ou CF) ou no Conselho de Beneméritos (para a Presidência do CB); ou

Já na hipótese da vacância ocorrer na segunda metade do mandato, assume o Vice-Presidente do respectivo Poder.

Em ambas as hipóteses, a data de término do mandato não é alterada.

Na situação proposta, na hipótese de destituição do Presidente da DA e tendo em vista o Estatuto em vigor, assumiria o 1o VP da Diretoria Administrativa, o Sr. Elói Ferreira, ex-Ministro da República e integrante do Grupo Identidade Vasco.

Na proposta de Estatuto em análise pelo CD, consta a proposta para que a ocupação do cargo seja pelo respectivo VP a qualquer tempo. A exceção ao cargo de 2o VP da Diretoria Administrativa. Nesse único caso seria realizado um pleito indireto no CD em caso de vacância.

CURIOSIDADE: Quando do falecimento do Sr. Eurico Miranda, Presidente do CB, houve novo pleito no âmbito daquele Poder já que a vacância ocorreu na primeira metade do mandato. Tendo sido eleito o Sr. Silvio Godói - VP à época. Assim, assumiu o VP mas por meio de nova eleição.

Fonte: X Desenvolve Vasco