Futebol

'Desde pequeno sentia um carinho especial pelo Vasco', diz Arthur Sales

A primeira rodada do Campeonato Português teve estreia do capixaba Arthur Sales. Emprestado ao Paços de Ferreira, o atacante que pertence ao Lommel SK, da Bélgica, atuou os 90 minutos da derrota por 1 a 0 para o Gil Vicente, nesta segunda-feira, Estádio Cidade de Barcelos.

O Paços de Ferreira finalizou 12 vezes ao gol dos donos da casa, sendo uma delas de Arthur Sales, que acabou sendo bloqueada. O gol da vitória do Gil Vicente saiu no final do segundo tempo. Aos 85 minutos, o iraniano Ali Alipour aproveitou falha do goleiro Jordi, ex-Vasco da Gama, para superar os Pacens.

Multicampeão nas categorias de base do Vasco, Arthur Sales chegou a Europa em 2021, quando assinou com o Lommel SK-BEL por US$ 3 milhões (R$ 15,4 milhões). Emprestado ao Poços de Ferreira, o jogador de 20 anos quer impressionar em Portugal, mas lamentou o resultado negativo na estreia.

- Apesar de não conseguir o resultado que queríamos nesse primeiro jogo, acredito que fizemos uma boa partida. O gol do adversário veio no final do jogo, tive algumas oportunidades, mas é apenas o início da competição. Já me sinto confiante com o time e estou focado para ajudar o Paços de Ferreira no próximo desafio contra o Portimonense. - declarou ao ge.

Na temporada passada, Arthur Sales fez oito gols em 19 partidas pelo Lommel. Ele atuou na segunda divisão da Bélgica, onde terminou a temporada 2021/22 como o artilheiro da equipe.

Dito isso, o jogador ressalta a importância da adaptação ao novo país. Oficializado em 19 de julho, a ideia é dar tempo para se enturmar aos novos companheiros e metodologia de trabalho do técnico César Peixoto. Além de Arthur Sales, o Paços de Ferreira conta com outros sete brasileiros, sendo Lucas Silva e Uilson atacantes.

- Com certeza chegar em um novo país traz novas oportunidades de experiência e adaptação. Mesmo com a facilidade do idioma, é tudo muito novo para mim. A cultura, o ambiente, a relação com as pessoas, também mudam. Mas a adaptação tem sido mais fácil do que na Bélgica por eu falar a mesma língua daqui do país. E jogar ao lado de brasileiros, poder dividir e compartilhar experiências, também facilita muito esse início aqui em Portugal. O clube me dá todo apoio que preciso e tem sido uma ótima experiência para mim.

Arthur Sales começou na Serra, no Espírito Santo, mas após ser aprovado numa peneira, em 2016, rumou para o Vasco da Gama. Como jogador profissional, foi comandado por Alexandre Gomes, Marcelo Cabo, Peter van der Veen e Brian Eastick. No Paços de Ferreira, o jogador tem César Peixoto como o primeiro treinador com experiência como jogador.

- É uma grande honra e oportunidade trabalhar com um profissional de referência no futebol europeu. O César Peixoto é um excelente treinador e para um jovem jogador é sempre muito importante ter essa oportunidade para nosso aprendizado e crescimento na carreira.

— Arthur Sales, atacante do Paços de Ferreira

Foto: Vitor Brügger/VascoArthur Sales
Arthur Sales

Com passagens por Porto e Benfica, o técnico pendurou as chuteiras em 2015. Como jogador, César Peixoto venceu todos os títulos do primeiro escalão portugues, além da Liga dos Campeões 2003/04, da Liga Europa 2002/03, do Mundial de Clubes 2004 e da taça Taça Intertoto da UEFA 2008.

A sintonia com o novo clube para a adaptação vem com novidade fora das quatro linhas. Um dia antes da estreia, Arthur Sales revelou por meio das redes sociais que será pai pela primeira vez.

- Com certeza é uma sensação diferente de todas que já vivi antes, mas está sendo muito especial viver esse momento. Fiquei muito feliz e emocionado quando soube que seria pai. Sempre foi um sonho!

Confira mais declarações de Arthur Sales:

Torcedor do Vasco?

- No início é sempre tudo muito difícil. Mas acredito que todo o apoio que recebi da minha família foi importante para eu não desistir do sonho de me tornar jogador de futebol. Desde pequeno sentia um carinho especial pelo Vasco e com 12 anos meu avô me levou ao Rio de Janeiro, o que me motivou ainda mais querer seguir com o meu sonho. Foi muito importante cada não, cada incentivo e ter ao meu lado pessoas que acreditaram em mim.

Experiência na Bélgica

- Acredito que a cobrança é importante para melhorar o nosso desempenho. Isso me motiva a ter disciplina para conseguir entregar o meu melhor em campo e conquistar bons resultados. Não mudaria nada da experiência que tive no Lommel. Foi uma temporada bastante especial para mim!

Seleção Brasileira

- Sim, com certeza! Tenho um carinho enorme pelos torcedores brasileiros e vestir a camisa da seleção seria a realização de um grande sonho na minha carreira.

Fonte: ge