Derrota para o Madureira quebra uma escrita de 6 anos
Mesmo jogando em São Januário, o Vasco da Gama foi derrotado por 2 a 1 pelo Madureira, neste domingo, na estréia de ambas as equipes na Taça Guanabara. Muriqui, com dois gols, foi o nome do jogo. Abuda balançou a rede para o time da casa.
A derrota para o Madureira derrubou uma escrita. Desde 2002, na partida contra o Botafogo, na qual foi superado por 1 a 0, que o Vasco não perdia uma partida em São Januário pelo Campeonato Carioca.
Com pouca qualidade técnica, Vasco e Madureira fizeram um primeiro tempo morno para os torcedores presentes em São Januário. Alex Teixeira, promessa vascaína, pouco tocou na bola e realizou apenas uma boa jogada pela lateral do campo.
A primeira chance saiu dos pés do atacante Alan Kardec. Rápido, ele se livrou da marcação adversária e entrou livre na grande área. No entanto, chutou em cima do goleiro Renan, desperdiçando um bom lance. O mesmo jogador ainda acertou o travessão em uma bela cabeçada, assutando o time do subúrbio.
Pelo lado direito, o Vasco criou até algumas boas jogadas. Mas os ataques esbarraram nos cruzamentos errados do lateral-direito Wagner Diniz.
Na etapa final, o Vasco voltou com disposição, selançou ao ataque e criou boas chances logo nos minutos iniciais. Alex Teixeira, em uma boa virada, obrigou o goleiro Renan a realizar boa defesa. A equipe de São Januário ainda foi prejudicada pela não marcação de um pênalti claro em Wagner Diniz, muito contestada por jogadores e tocida.
O Madureira, que não tem nada com isso, aproveitou um contra-ataque para abrir o placar. O goleiro Tiago defendeu dois chutes, mas a bola sobrou nos pés do atacante Muriqui, que não desperdiçou e balançou a rede.
Depois do gol, o Madureira tratou de segurar o resultado e deixar o tempo correr. Mas o Vasco não se rendeu e buscou o empate. Conseguiu. Morais lançou, Alex Teixeira cruzou e Abuda completou para a rede.
O gol incendiou São Januário. Mas quem chegou ao segundo gol foi o Madureira. Muriqui invadiu a área pela direira e soltou a bomba, sem chances para o goleiro Tiago.
O técnico Alfredo Sampaio terá muito trabalho para acertar a equipe para o jogo contra o Americano, na próxima quarta-feira, em São Januário. Já o Madureira terá pela frente a Cabofriense, na quinta-feira, em casa.
FICHA TÉCNICA:
VASCO 1 X 2 MADUREIRA
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 20/1/2008 - 18h10min (de Brasília)
Árbitro: William Nery (RJ)
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Marcos Antonio Santos (RJ)
Renda/público: 10.671 / 112.622,00
Cartões amarelos: Amarildo, Marcelo Mendes e Odvan (MAD), Morais (VAS)
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Muriqui 10\"/2ºT (0-1), Abuda 34\"/2ºT (1-1), Muriqui 38\"/2ºT (1-2)
VASCO: Tiago, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Vilson e Calisto; Jonílson, Beto (Bruno Meneghel 11\"/2ºT), Leandro Bomfim (Xavier 27\"/2ºT) e Morais; Alex Teixeira e Alan Kardec (Abuda 22\"/2ºT). Técnico: Alfredo Sampaio
MADUREIRA: Renan, China, Paulo César, Odvan e Amarildo; Marcelo Mendes, Wagner, Paulo Roberto (Ruy 36\"/2ºT) e Thiago Brito (Amaral 8/2ºT); Muriqui e Creedence (Felipe Alves 42\"/2ºT). Técnico: Carlos Roberto