Futebol

Derrota para o Cruzeiro deixa muitos sinais de alerta ligados no Vasco

A derrota do Vasco por 3 a 0 para o Cruzeiro no Mineirão deixou muitos sinais de alerta ligados para a sequência final de Série B do Cruzmaltino. Se a Raposa se garantiu na Série A 2023 com o resultado, o Vasco precisará de muita resiliência nos próximos jogos para atingir o mesmo objetivo. Em sua coletiva pós-jogo, o técnico Jorginho comentou um pouco da estratégia que adotou na partida de hoje e vislumbrou as próximas “finais” pela frente.

O início da partida do Gigante foi realmente esperançoso, assim como havia sido diante do Grêmio, em Porto Alegre, duas rodadas atrás. Jorginho fez questão de ressaltar isso em suas primeiras falas. Falou da estratégia que tinha e de como ela foi bem executada em parte do primeiro tempo. No entanto lamentou mais um gol sofrido da mesma maneira (chute desviado) e atribuiu a isso a queda de rendimento da equipe na partida.

“A nossa ideia de jogo foi não recuar demais, agredir mesmo o Cruzeiro. Conseguimos até os 24 minutos, mesmo não tendo um domínio grande, mas a gente tinha construção, jogadas em profundidade. Com dois minutos tivemos dois escanteios, conseguimos pressionar, marcamos em cima, não nos intimidamos. O Cruzeiro normalmente aqui tem superioridade enorme e, mesmo tomando um gol, a gente foi muito melhor nos 24 minutos. O gol desestabilizou, tem sido recorrente tomar gols batendo na nossa zaga, isso é quase impossível de evitar, uma bola que desvia no zagueiro” – explicou o treinador.

Já atrás no placar, o Vasco chegou a ficar com três centroavantes de origem entre os onze durante o segundo tempo. Fábio Gomes em sua posição natural, Eguinaldo na ponta esquerda e Figueiredo na lateral direita. Além de outras peças ofensivas, como Gabriel Pec e Alex Teixeira, que também entraram. A intenção, segundo Jorginho, era a ofensividade, mas que, no final, não deu certo.

“As substituições foram para deixar o time mais ofensivo. Infelizmente não foi o suficiente, o Cruzeiro é uma equipe muito qualificada e não podíamos dar essas oportunidades. Não foi um jogo pra três gols. Se tivéssemos virado o primeiro tempo 0 a 0, teríamos um segundo tempo diferente. Eles jogaram com muita tranquilidade e a gente em busca do resultado” – lamentou.

Com essa derrota, o Vasco chegou a oito derrotas seguidas atuando longe do Rio de Janeiro. Para uma reta final tão apertada, pontos fora de casa podem ser cruciais para o objetivo final e o Cruzmaltino vem demonstrando essa fragilidade num momento-chave. Jorginho tentou amenizar o fato contrapondo com o bom desempenho que a equipe tem tido em São Januário.

“Assim como tem acontecido, infelizmente, nos jogos fora de casa, também tem acontecido nos jogos dentro de casa, onde temos sido bem efetivos, vencendo nossos jogos, que não têm sido fáceis. Com o passar do tempo, a gente vai tendo muito mais conhecimento dos jogadores do grupo, dos nossos atletas.“

Na próxima rodada, o Vasco tem um confronto direto contra o Londrina, atual quinto colocado, em São Januário. Atualmente, três pontos separam as equipes, mas, caso a equipe do Paraná vença a Ponte Preta nesta quinta-feira (22), ambos os times chegarão igualados em pontuação para disputar uma “final” na outra quinta (29), às 21h30. Jorginho falou sobre essa decisão, mas não se limitou à partida da próxima rodada e abrangeu todos os próximos jogos como tão importantes quanto.

“Todo jogo é uma decisão, esse jogo aqui foi uma decisão, a gente sabia que se a gente ganhasse hoje aqui, botaríamos o peso em cima do Londrina, com seis pontos à frente deles. Então cada jogo é o jogo das nossas vidas e o foco está no nosso acesso“

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

Fonte: Esporte News Mundo