Derrota do Fluminense aumenta importância da vitória do Vasco
O Fluminense poderia ter ficado bem próximo de garantir o primeiro lugar geral da primeira fase da Copa Libertadores de 2012 nesta quarta-feira. Porém, a derrota para o Boca Juniors, por 2 a 0, no Engenhão, abriu a disputa pela melhor campanha. Quatro equipes brigam diretamente pelo topo: Vélez Sarsfield, Fluminense, Atlético Nacional-COL e Corinthians. Outros sete times ainda têm chances matemáticas.
Faltando uma rodada para o término da fase de grupos, o Vélez é o time com melhor desempenho, com 12 pontos e seis gols de saldo após cinco jogos. Na próxima terça-feira, o time argentino recebe o Defensor.
O Fluminense ainda tem a possibilidade de retomar a primeira colocação geral, caso o Vélez tropece ou caso consiga superar a equipe argentina no saldo de gols. O Flu, que soma 12 pontos e tem dois gols de saldo, vai enfrentar o Arsenal de Sarandí, fora de casa, na próxima quarta.
\"Como estava programado desde o início, não pouparemos ninguém na Libertadores. A derrota para o Boca não muda absolutamente nada para o último jogo. Vamos fazer de tudo para garantir esse primeiro lugar\", afirmou o técnico do Fluminense, Abel Braga.
Os outros dois times com boas chances de conseguirem a melhor campanha são o Atlético Nacional e o Corinthians, que somam 11 pontos cada. Para isso, além de ganharem de Universidad de Chile e Deportivo Táchira, respectivamente, precisam torcer para tropeços de Vélez e Flu na semana que vem.
Apesar de o Corinthians ainda estar na briga pelo primeiro lugar geral, o técnico Tite disse que o time não tem a vida facilitada pela derrota do Flu. Mas admite, sim, que lutará pela ponta da primeira fase, dizendo que toda vantagem tem sempre de ser buscada.
\"Não, absolutamente [mais facilidade pela derrota do Flu]. O objetivo era primeiro buscar a classificação, que a gente atingiu com uma rodada de antecedência. É difícil, eu sei como é, é a oitava que eu estou disputando\", afirmou Tite, que não quis apontar os principais favoritos desta edição da competição sul-americana.
\"Eu vou acompanhar os jogos dessa última rodada, a gente está sempre cuidando do adversário, mas eu preciso de um tempo maior para analisar\".
Os outros sete times estão com 10 pontos e ainda podem terminar a primeira fase da Libertadores com melhor campanha: Santos, Lanús, Unión Española, Boca Juniors, Vasco, Libertad e Universidad de Chile.
Pelo regulamento, a equipe com melhor campanha no geral terá a vantagem de fazer o segundo jogo em casa de todas as fase mata-mata, das oitavas de final até a decisão.
Veja os quatro times que têm mais chances de terminar a primeira fase na liderança geral:
Vélez Sarsfield - 12 pontos, 4 vitórias, 6 gols de saldo
Vélez x Defensor, terça-feira, 17/04, 20h15
O rival tem seis pontos e ainda disputa com Deportivo Quito e Chivas o segundo lugar do grupo
Fluminense - 12 pontos, 4 vitórias, 2 gols de saldo
Arsenal x Fluminense, quarta-feira, 18/04, 19h30
O adversário já está eliminado - o Boca é o outro classificado do grupo
Atlético Nacional - 11 pontos, 3 vitórias, 9 gols de saldo
Universidad de Chile x Atlético, quinta-feira, 19/04, 22h
Os chilenos estão em segundo com 10 pontos e ainda brigam pela ponta
Corinthians - 11 pontos, 3 vitórias, 5 gols de saldo
Corinthians x Deportivo Táchira, quarta-feira, 18/04, 21h50
Venezuelanos, com apenas três pontos, não têm mais chances
Quem corre por fora:
Santos - 10 pontos, enfrenta o The Strongest em casa
Lanús - 10 pontos, visita o Flamengo
Unión Española - 10 pontos, joga fora diante do Júnior Barranquila
Boca Juniors - 10 pontos, recebe o Zamora
Vasco - 10 pontos, viaja e enfrenta o Nacional-URU
Libertad - 10 pontos, visitante contra o Alianza Lima
Universidad de Chile - 10 pontos, recebe o Atlético Nacional