Futebol

Dependência do ataque do Vasco em relação a Dodô é a quarta maior do país

Se o Grêmio balança a rede em 2010, é bem possível que Jonas esteja envolvido - se não como o autor do gol, ao menos como o garçom para a jogada. Isso aconteceu em 22 dos 49 gols gremistas em 2010, o que garante a ele um índice de participação de 45% nos tentos do time.

Valorizado por um novo contrato que foi assinado no último mês de março, Jonas enfim vai vencendo a desconfiança no Estádio Olímpico. No início do ano, ganhou Borges, Leandro e William como concorrentes, repetindo o que havia acontecido em 2009, quando o Grêmio buscou Maxi López, Alex Mineiro e Herrera.

No ano anterior, inclusive, Jonas havia sido emprestado para a Portuguesa, criando a imagem de \"patinho feio\". De volta ao Grêmio, foi perseguido pelos torcedores e ainda foi taxado de \"pior atacante do mundo\" por uma série de gols perdidos em um jogo da Copa Libertadores.

\"Quero frisar bem isso: mesmo com todas as contratações, ele se firmou. Sempre se esforçou muito, buscou o espaço dele e mostrou que, apesar de todos os concorrentes, ele deveria ser o titular\", afirma ao Terra o irmão e procurador Tiago Oliveira.

A prova da pouca valorização a Jonas é que, no primeiro jogo do ano, em Pelotas, ele iniciou na reserva, mesmo tendo sido o artilheiro do clube em 2009 com 23 gols. Na partida, o Grêmio saiu atrás do placar e, no intervalo, Silas lançou mão de Jonas: no segundo tempo, foi principal jogador, fez gol e o time virou para 3 a 2. Desde então, já são 20 partidas consecutivas como titular.

Nesse total de 21 jogos em 2010, Jonas já acumula 13 gols e ainda nove assistências, segundo dados do Footstats. Ele é ainda o quinto atacante de Série A do Brasil que provoca a maior dependência em sua equipe. Apenas Robert, do Palmeiras, Vagner Love, do Flamengo, Ricardo Xavier, do Guarani, e Dodô, do Vasco, estão à frente dele.

Depois de muitas negociações, Jonas acertou com o Grêmio o contrato que vai até o fim de 2011. \"É valor próximo, bem próximo, de um atleta importante de time grande\", afere Tiago. Sinal de que, com gols, o atacante vai deixando para trás a imagem de patinho feio.

Confira os atacantes que provocam maior dependência em 2010:

Robert (Palmeiras) - fez 34% dos gols do time
Ricardo Xavier (Guarani) - fez 28,9% dos gols do time
Vagner Love (Flamengo) - fez 28,5% dos gols do time
Dodô (Vasco) - fez 28,2% dos gols do time
Jonas (Grêmio) - fez 26,5%% dos gols do time

Fonte: Terra Esportes