Futebol

Dentre os 4 grandes do Rio, Vasco faz contratações de menos impacto

O ano de 2007 chegou ao fim e os clubes cariocas já começam 2008 com seus elencos reforçados. E uma curiosidade marca a busca dos times do Rio por jogadores. Flamengo e Fluminense foram os que menos contrataram, enquanto Botafogo e Vasco acertaram com um bom número de jogadores. Porém, os reforços de Fla e Flu, até o momento, são mais impactantes que os do Alvinegro e o do Gigante da Colina.

A experiência internacional e a tarimba de alguns jogadores foram os trunfos escolhidos por Flamengo e Fluminense, que disputam a Copa Libertadores neste ano. O Rubro-Negro contratou cinco atletas, enquanto o Tricolor, quatro.

O Rubro-Negro acertou a volta de Jônatas, que estava no futebol espanhol, e compôs o sistema defensivo com o zagueiro Rodrigo, ex-São Paulo. Marcinho, do Atlético-MG e Gavilán, do Grêmio, também foram contratados. Os quatro se juntam a Kleberson, que fechou com o clube no ano passado. Os dirigentes do Flamengo ainda sonham alto. Ronaldo Fenômeno é o desejo, mas Diego Tardelli é a realidade e pode acertar nos próximos dias.

O Tricolor carioca, que volta à Libertadores após 23 anos, talvez tenha sido o que mais causou impacto nos reforços. Após muita polêmica, anunciou os atacantes Dodô e Leandro Amaral, ex-Botafogo e Vasco, respectivamente. Mas o primeiro reforço foi Washington, destaque do Urawa Reds, do Japão, e artilheiro do Mundial de Clubes da Fifa. Gustavo Nery, ex-Corinthians, foi o último reforço anunciado, mas Fabinho e Darío Conca devem acertar em breve.

O Botafogo manteve alguns atletas que tiveram destaque em 2007, como Leandro Guerreiro, Túlio, Lucio Flavio e Jorge Henrique, mas perdeu peças importantes no elenco, casos dos zagueiros Alex e Juninho, o apoiador Zé Roberto e o atacante Dodô. Por conta disso, o Glorioso foi o que mais contratou: dez atletas. Mas nenhum desses causou grande impacto. O zagueiro André Luís, ex-Santos, Fluminense e Cruzeiro, é o mais conhecido.

Já o Vasco é o clube do Rio de Janeiro que mais causa apreensão nos torcedores. Os principais jogadores já não fazem mais parte do elenco. Leandro Amaral acertou com o Flu e Darío Conca deve seguir o mesmo caminho. Fechou com dois estrangeiros - Villanueva e Abubakar -, mas a maior esperança é depositada em Tiago, goleiro revelação da Portuguesa na Série B do ano passado. Beto, que atuou nos quatro grandes do Rio, está de volta ao Vasco, depois de temporada fracassada no Brasiliense.

Veja os reforços dos clubes cariocas:

BOTAFOGO André Luís (zagueiro, Cruzeiro), Édson (zagueiro, CRB), Triguinho (lateral-esquerdo, São Caetano), Túlio Souza (volante/ala, Coritiba), Ferrero (zagueiro, Tigre-ARG), Fábio (atacante, Corinthians-AL), Escalada (atacante LDU-EQU), Zé Carlos (apoiador, Cerezo Osaka-JAP), Wellington Paulista (atacante Alavés-ESP) e Marcelinho (apoiador, Vasco)

FLAMENGO Rodrigo (zagueiro, Dínamo Kiev -UCR), Kléberson (volante, Besiktas-TUR), Jônatas (volante, Espanyol-ESP) Gavilán (volante, Grêmio) e Marcinho (apoiador, Atlético-MG)

FLUMINENSE Washington (atacante, Urawa Reds-JAP), Dodô (atacante, Botafogo), Leandro Amaral (atacante, Vasco) e Gustavo Nery (lateral-esquerdo, Corinthians)

VASCO Marquinho (apoiador, Guarani), Marquinho (lateral-direito, Boavista-POR), Calisto (lateral-esquerdo, Rubin-RUS), Villanueva (atacante, Ulsan-COR), Abubakar (atacante, Internacional), Ricardo (goleiro, Caxias-RS), Tiago (goleiro, Portuguesa-SP), Jonílson (volante, Vegalta Sendai-JAP) e Beto (apoiador, Brasiliense)

Fonte: Lancenet!