Futebol

Defesa ou ataque? Veja a especialidade de Doriva

A primeira temporada de Doriva como treinador de futebol termina com balanço positivo e raro para um ex-jogador que tão recentemente pendurou as chuteiras: uma campanha sólida e o título do Campeonato Paulista com uma equipe do interior, o comando, ainda que breve, do Atlético-PR, e a chegada a um clube grande do eixo Rio-São Paulo. Apesar de ainda faltar rodagem na profissão, Doriva chamou a atenção do Vasco, que resolveu apostar nele em 2015. Mesmo já tendo sido apresentado pelo Botafogo-SP, ele aceitou o convite para este novo desafio, e concede entrevista nesta segunda-feira, às 17h, em São Januário.

Os resultados, sobretudo no primeiro semestre, foram consistentes, mas os números refletem um estilo de jogo que prioriza a marcação. O Ituano, campeão do Paulistão 2014, levou apenas 11 gols em 19 partidas, mesmo enfrentando o Santos em três oportunidades, o Palmeiras em duas, e o São Paulo ao longo da campanha.

O ataque, a julgar pelos dois times treinados no ano, não é a especialidade de Doriva. A média de gols foi inferior a um por partida, em 27 jogos, e se manteve praticamente a mesma no Ituano e no Furacão. Em toda a temporada, o time cruz-maltino balançou as redes 95 vezes em 65 partidas, uma média de quase 1,5 gol por jogo.

Em termos de aproveitamento, os 56,8% de pontos alcançados foram superiores à campanha vascaína na Série B (55,3%) e equivaleriam, na elite, a um quinto lugar, à frente do Atlético-MG (54,4%).

Confira os números de Doriva na temporada:

Ituano
Período no comando: Campeonato Paulista completo
19 jogos
10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas
18 gols marcados, 11 gols sofridos
61,4% de aproveitamento
Título: Campeão Paulista 2014

Atlético-PR
Período no comando: da 10ª à 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
8 jogos
3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas
8 gols marcados, 10 gols sofridos
45,8% de aproveitamento

Total em 2014
27 jogos
13 vitórias, 7 empates e 7 derrotas
26 gols marcados, 21 sofridos
56,8% de aproveitamento

Fonte: ge