Futebol

Dedé pode ser o primeiro zagueiro a ser o Craque do Brasileiro

Os quatro gols nos últimos três jogos, a regularidade apresentada ao longo de toda a temporada, além de partidas memoráveis, serviram para levantar nacionalmente uma questão que os vascaínos já vêm debatendo: Dedé é o craque do Campeonato Brasileiro de 2011?

Dentre os zagueiros, parece que o caso já virou uma barbada. Ao que parece, a cada rodada as discussões ganham um patamar acima, e o defensor passa a ver seu nome comparado a outros jogadores, de renome, que tiveram algum momento de brilho na competição, como Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

Caso vença esta disputa, o vascaíno será o primeiro zagueiro eleito o craque do Brasileirão. A premiação, que teve início em 2005, coroou, até o momento, o atacante Tevez (2005), o goleiro Rogério Ceni (2006 e 2007), o volante Hernanes (2008), o meia-atacante Diego Souza (2009) - hoje no Vasco - e o também apoiador Conca (2010).

Os números, cada vez mais, o tornam um candidato de respeito. E, se antes seu destaque era pela marcação e os desarmes, agora vem surpreendendo também na frente. Já é o zagueiro que mais fez gols na competição e é o terceiro artilheiro do Vasco com os seis anotados (foram 12 na temporada).

“Fico feliz por tudo o que está acontecendo e o que estou passando. É um momento bom. Passei por momentos difíceis no Vasco mas, hoje, graças a Deus, as coisas vêm andando e fluindo - comemorou o Mito, enquanto tentava deixar o aeroporto”, no melhor estilo popstar - cercado de jornalistas, seguranças e fãs enlouquecidos por uma foto e um autógrafo.

Recordes pelo Vasco

Com os 12 gols anotados no ano, Dedé já é o zagueiro que mais marcou em apenas uma temporada em toda a História do Vasco. Antes dele, Brito, em 1967, havia balançado as redes sete vezes.

Considerando somente os feitos no Brasileiro, ele também já é o maior artilheiro do Vasco em uma única edição do torneio, com seis.

Somando todas as edições disputadas com a camisa cruz-maltina, ele está empatado na liderança com Henrique (que atuou no clube entre 1998 e 2004), ambos com sete. Logo atrás vem Mauro Galvão, com seis (entre 1997 e 1999).

O defensor, no entanto, está um pouco longe de bater outra marca: a de maior zagueiro artilheiro do Brasileirão em uma só edição: os recordistas são Juninho e Chicão, que marcaram 10 vezes em 2007.

Animado com a fase ofensiva, ele espera guardar mais um na sua conta para homenagear a namorada Patricia, que fará aniversário justamente amanhã, na data do jogo contra o Avaí.

Fonte: Band Esportes