Dedé pode perder convocação para a Seleção Brasileira
Desde às vésperas da Copa do Mundo de 2010, uma convocação de Seleção Brasileira não desperta tanta atenção como a desta sexta-feira, em que Mano Menezes vai anunciar no Rio de Janeiro os 23 nomes para os próximos quatro amistosos do Brasil: contra Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina. Tudo isso porque o presidente da CBF, José Maria Marin, exigiu acesso à lista com 48 horas de antecedência, no que foi atendido, e veio a público no início da semana para sugerir a Mano Menezes que não conte mais com Ronaldinho Gaúcho.
Marin estava na Suíça e foi mais incisivo ainda quando disse que sua análise evitaria elementos estranhos no grupo. A declaração, contextualizada, expressava sua intenção de impedir que empresários de jogadores pudessem ter alguma influência na relação dos convocados para os Jogos de Londres. A maioria dos que vão disputar os quatro amistosos deve compor o grupo olímpico.
A atitude de José Maria Marin permite pelo menos uma leitura: Mano Menezes passaria por um processo de fritura na Seleção. Estaria assim mais pressionado ainda para levar o Brasil à conquista inédita da medalha de ouro olímpica.
Mano Menezes mostrou a lista ao diretor de seleções da CBF, Andrés Sanchez, que a fez chegar até Marin. O presidente da entidade voltou da Europa e logo em seguida viajou para o Paraguai. Não será surpresa se ele comparecer nesta sexta à entrevista do treinador, em um hotel da zona sul do Rio de Janeiro.
Para enfrentar os quatro adversários, Mano Menezes não vai abrir mão dos grandes jogadores em atividade no País como Neymar, Paulo Henrique Ganso, Lucas e Leandro Damião. Oscar, que vive em meio a uma disputa judicial entre São Paulo e Internacional, também deve integrar a lista.
O goleiro Jefferson, do Botafogo, é outro nome certo na relação. Já o zagueiro Dedé, do Vasco, um dos melhores do Campeonato Brasileiro de 2011, está contundido não atua pelo clube há algumas semanas -, e, por isso, sua presença é incerta.
O Brasil vai enfrentar a Dinamarca no próximo dia 26, em Hamburgo, na Alemanha, e os Estados Unidos, no dia 30, em Washington. Depois, joga contra o México, em 3 de junho, em Dallas, e encerra a série de amistosos contra a Argentina, no dia 9, em New Jersey.