Futebol

Dedé lidera desarmes no primeiro turno do Campeonato Brasileiro

Neymar esteve em apenas oito dos 18 jogos que o Santos realizou no primeiro turno (a partida contra o Grêmio foi adiada para 10 de outubro), mas isso não impediu que o camisa 11 se destacasse no Campeonato Brasileiro. Além de ser o jogador que mais driblou na competição, o atacante também foi quem mais recebeu faltas durante a primeira metade da competição.

Segundo números do Datafolha, Neymar teve uma média de 6,3 dribles por partida (4,9 certos e 1,4 errado), liderando esse ranking. Até por esta característica, o atacante santista também é o alvo preferencial dos marcadores, com 6,1 faltas em média por jogo.

Apesar de marcar quatro gols nas oito oportunidades que esteve em campo, Neymar tem se destacado também na assistência, com média de 1,1 por jogo. Somente seu companheiro de time, o meia Elano, é melhor neste quesito, com 1,3 passe para gol por partida. Isso ajuda a explicar o fato de o artilheiro da competição ser o santista Borges, com 12 gols até aqui.

Neymar também é o atleta mais acionado do time santista, com uma média de 40,4 bolas por jogo. À frente dele apenas o argentino D’Alessandro, do Internacional, com 42.

Cariocas se destacam na defesa



Com três representantes entre os cinco primeiros colocados do Brasileirão, o Rio de Janeiro tem mostrado sua força em aspectos defensivos. Apesar de Palmeiras e Corinthians serem os times menos vazados, o atleta que mais desarmes consegue fazer é o zagueiro Dedé, do Vasco, com uma média de 24,1. Leandro Eusébio, do Fluminense, aparece logo na sequência, com 23,3.

Mesmo sendo os atletas com mais desarmes, Dedé e Leandro Eusébio são superados por outro \"conterrâneo\" no quesito de faltas cometidas. Neste ranking, Willians lidera com uma média de 3,3, mesmo número do zagueiro do Fluminense. O flamenguista, no entanto, entrou em campo 17 vezes, contra apenas quatro do rival.

Indisciplinados, banheiristas, sonecas...



Apesar de alguns atletas ganharem destaque por boas performances, outros acabaram aparecendo também por aspectos negativos. O atacante Luan, por exemplo, é o artilheiro do Palmeiras no torneio, com seis gols. No entanto, o atleta também mais indisciplinado, com nove cartões recebidos (todos amarelos).

Jobson, que recentemente foi dispensado do Bahia por problemas indisciplinares, também tem outra marca negativa neste Campeonato Brasileiro. O jogador foi quem mais vezes esteve em posição de impedimento, 1,4 por jogo em média, apesar de ter marcado seis gols no torneio.

Embora brilhe em boa parte dos quesitos, Neymar também tem uma marca negativa na competição. O atacante tem larga vantagem no ranking de bolas perdidas, com 13,8 de média, superando Osvaldo, do Ceará, e Kléber, do Palmeiras.

Fonte: UOL Esporte