Futebol

Dedé fala sobre a estrutura do clube que o revelou: Volta Redonda

O Volta Redonda é visto como um \"pequeno grande\" do futebol carioca por sua boa estrutura e pela facilidade em revelar bons jogadores. Ultimamente, o lema \"craque se faz em casa\" tem gerado bons resultados ao Voltaço, tendo em vista as duas últimas revelações, o zagueiro Dedé, e o atacante Caio, no Vasco e Bota, respectivamente.

O investimento da diretoria na formação de novos atletas é prioridade desde 2004, quando o time conquistou o acesso à Primeira Divisão do Carioca. No ano seguinte, conquistou a inédita Taça Guanabara, o maior triunfo do clube.

O Voltaço busca oferecer um ambiente de trabalho de qualidade para os jogadores da base. Isso é visto no moderno centro de treinamento e no alojamento dos atletas. Além do acompanhamento na vida social, como o rendimento escolar. A última ação da diretoria para com os atletas da base foi realizada no início desta temporada, quando foram repassadas 30 bicicletas para o elenco chegar ao treino.

– Isso é uma iniciativa pioneira do clube. As bicicletas proporcionarão aos jogadores melhorar o condicionamento físico enquanto eles seguem para o local de treino – diz o presidente, Rogério Loureiro.

Quem desfruta deste beneficio é o meia Salomão, 17 anos, considerado o garçom do time no Carioca. Ele disse que foi um incentivo muito importante da diretoria dar essa opção para os jogadores.

– As bicicletas ajudam muito. Antes, era difícil, pois tinha de vir a pé ou pagar passagens de ônibus. Quem não tinha condições de arcar com as passagens, às vezes, perdia o horário do treino – lembra.

Outra característica é atenção especial dada aos jogadores pela comissão técnica do clube carioca. Eles procuram tratar cada atleta como se fosse da família, como aponta o preparador físico, Virgílio Mario Neto.

– O nosso papel aqui é muito além de treinar e treinar. A gente exerce a função de assistencialismo, quando percebe que o rendimento de algum atleta caiu. Já fui à casa de jogador conversar com os pais. Esse nosso contato é importante – revelou Neto.

O programa: O Craque do Futuro é um programa anual promovido por LANCE! e LANCENET! Ele é direcionado à descoberta de novos talentos no jornalismo esportivo. Espalhados pelo Brasil, os participantes acompanham clubes de todas as regiões e fazem matérias que entram diariamente no site e também no jornal. Ao final do programa, em março, os vencedores conhecerão a redação do LANCE! em São Paulo ou do Rio de Janeiro.

Bate-Papo com Dedé, zagueiro do Vasco

Como era a estrutura do Voltaço na sua época?

Na minha época de juvenil e junior não tinha essa estrutura toda, não. Hoje em dia, o Volta Redonda é um clube bem estruturado, que dá inveja a muito clube grande que tem por aí.

Qual o diferencial dessa estrutura para a base?

Essa estrutura que a equipe tem faz com que o Voltaço trabalhe bem a sua base e forme bons jogadores. Isso é um diferencial muito grande para os jogadores que nascem lá.

Como era o tratamento da comissão técnica?

A comissão técnica sempre teve uma atenção muito grande com nós, jogadores. Hoje isso está muito melhor lá no Volta Redonda.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance