Futebol

Declarações fora da realidade repercutem mal e vascaínos cobram direção

- Em abril, nós queremos ter um elenco 80%, 90% pronto e entregue ao treinador, que já vai ter três meses de trabalho dentro da filosofia que a gente quer implementar.

Diretor esportivo da SAF, Paulo Bracks deu a declaração acima no dia 6 de dezembro de 2022, mesma data em que anunciou a contratação do técnico Maurício Barbieri. Passados quase seis meses, é senso comum que o elenco do Vasco tem muitas brechas, e as promessas não foram cumpridas à risca. Hoje, na zona de rebaixamento, o clube ainda aposta na base e em jogadores com pouca experiência na Série A.

Declarações fora da realidade

"Último Vasco x Flamengo com desvantagem no orçamento"

Ainda no processo de compra da SAF, o dono da 777, Josh Wander, deu entrevista, em março de 2022, em que garantia que o clássico entre Vasco e Flamengo, pelo Carioca, seria o último com desvantagem financeira. A promessa ganhou manchetes, repercutiu e gerou uma expectativa alta do torcedor em relação ao elenco.

- Tem uma promessa que eu posso fazer para os torcedores: essa vai ser a última vez na história que o Vasco vai jogar contra o Flamengo com desvantagem no orçamento - disse Josh antes do clássico em que o Flamengo venceu por 1 a 0.

"Elenco sustenta a Série A"

O Vasco contratou 16 reforços na primeira janela de transferências. Desses, sete são titulares e seis jogam do meio para trás. Apenas Pedro Raul atua na frente. E esta é a principal crítica ao processo de contratações: a SAF trouxe somente três atletas para o ataque: além do camisa 9, Orellano e Rwan Cruz chegaram. O último sequer foi relacionado contra o Fortaleza, o compromisso mais recente.

- Nosso time titular, que tem atletas na faixa de idade de 25 a 29 anos e um acima de 30, que é o Alex, consegue sustentar bem a Série A. Temos no banco de reservas atletas de grande potencial, que precisam ser trabalhados. Jogadores experientes precisam de um certo critério para vir dentro desse novo projeto - disse Bracks ao canal "Atenção, Vascaínos!" em 10 de abril.

"Mudança brusca no nível dos atletas"

Bem antes das entrevistas de Paulo Bracks, o CEO Luiz Mello já havia prometido, em 8 de novembro do ano passado, um Vasco protagonista nos próximos anos. Ele também citou o investimento da 777, tema que tem sido amplamente debatido entre os torcedores - o próximo aporte do grupo americano, por exemplo, só chega em setembro, um mês após o fechamento da janela.

- O Vasco vai buscar os títulos, mas é um processo. Não posso enganar os torcedores. Flamengo e Palmeiras demoraram um tempo para formar esses elencos. Vamos fazer os ajustes, teremos uma mudança brusca no nível dos atletas. Poderemos ajustar na segunda janela. Não podemos mais contratar 20 jogadores todo ano, temos que formar um time. Esse ciclo que tivemos nos últimos dois anos, de desmanche, é muito ruim - disse Mello, que completou:

- O que o Josh (Wander, proprietário da 777) disse é que vai colocar à disposição mais recursos. Temos estatísticas para analisar atletas e auxiliar Paulo Bracks e equipe para buscar os melhores.

"O torcedor do Vasco não vai sofrer mais"

Outra declaração que criou bastante expectativa e que hoje repercute mal entre os torcedores é a do diretor técnico Abel Braga, que garantiu que o sofrimento do torcedor vascaíno tinha acabado.

- Preciso dizer uma coisa para o torcedor do Vasco. É um clube-empresa. Já dá para notar a mudança desse novo Vasco, da 777. O torcedor do Vasco não vai sofrer mais. Acabou. O sofrimento foi até o jogo contra o Ituano - afirmou Abel em 15 de dezembro do ano passado.

Elenco jovem e inexperiente

"Onde estão as promessas?" Essa pergunta circulou em protestos dos torcedores vascaínos na última semana. A 777 ainda não conseguiu atender às expectativas que ela própria criou. O time ocupa a 18ª posição do Brasileirão, com apenas seis pontos em oito rodadas, com um elenco cheio de jogadores que disputam a Série A pela primeira vez.

O Vasco tem a segunda menor média de idade entre todas as equipes da Série A - 25 anos. Fica atrás apenas do Red Bull Bragantino, com média de 24 anos. Da equipe titular, os mais experientes são Léo Jardim, Léo e Jair - três dos reforços menos questionados até aqui pela torcida. Alex Teixeira, de 33 anos, tem alternado entre titular e reserva e não vive um bom momento.

Do meio para a frente, o Vasco tem hoje quatro jogadores da base como titulares: Barros, Galarza, Pec e Figueiredo. Os dois primeiros nem estavam no elenco no ano passado.

Capasso e Orellano, dois dos principais reforços da janela do início do ano, ainda não tiveram sequência. O zagueiro só foi titular em cinco partidas, enquanto o atacante argentino de 23 anos ainda não começou entre os 11 iniciais - totaliza apenas 190 minutos em campo.

- Eu não vou gastar todo o orçamento na janela de abril. Tenho que deixar uma reserva para possíveis saídas, além de novas investidas no meio do ano. Não me agrada começar o Brasileiro com apenas 40% do elenco montado. Quero um planejamento otimizado, mas vou precisar agir na janela do meio do ano. Pode ser até uma janela de correção de algo que deu errado ou potencializar algo que deu certo - disse Bracks na entrevista de dezembro.

O torcedor deposita sua esperança na segunda janela de transferências. Mas já se sabe que a SAF não terá grande recurso à disposição para contratar, e o perfil de atletas mais experientes não se encaixa no projeto da 777 Partners. Serão semanas longas até o fechamento da janela, em 2 de agosto.

Fonte: ge