Futebol

Decisão de reduzir carga de ingressos apimenta semana de clássico

A decisão do Fluminense de disponibilizar uma carga de 50 mil ingressos para o clássico da oitava rodada do Campeonato Carioca causou revolta no Vasco. As duas equipes se enfrentam no próximo domingo, às 18h (de Brasília), no Maracanã. 

Como mandante da partida, cabe ao Fluminense estabelecer quantos ingressos serão disponibilizados e determinar a logística de venda. Esse foi o assunto do dia nos bastidores de São Januário: o Vasco não entende o motivo de a carga total ser tão inferior à capacidade máxima do Maracanã.

O estádio tem capacidade oficial para 78.838 torcedores. No ano passado, seu maior público foi no empate sem gols entre Flamengo e Palmeiras, pela quarta rodada do Brasileirão: 69.997 presentes nas arquibancadas.

A venda para sócios do Fluminense foi aberta no último sábado. Nesta quarta, foi liberada a comercialização para não-sócios e também para os torcedores do Vasco. Houve muita insatisfação por parte dos vascaínos, que relataram instabilidade no sistema. Em poucas horas, esgotaram-se as entradas destinadas à torcida visitante. Ainda há ingressos disponíveis para tricolores.

Durante a quarta-feira, diante da reclamação de torcedores, o Vasco fez contato com a diretoria do Fluminense para buscar informações sobre o processo de venda. Não foi oficializada nenhuma solicitação para aumento da carga - nos bastidores, o clube acredita se tratar de uma questão de bom senso. "Isso é uma loucura", definiu um dirigente vascaíno à reportagem.

O Vasco emitiu o seguinte comunicado em suas redes sociais:

"O Vasco enfrenta o Fluminense neste domingo (12/02), às 18 horas, como visitante no Maracanã. A carga total de ingressos disponibilizada pelo adversário para a partida foi de 50 mil, com as vendas online para a torcida vascaína sendo iniciadas na manhã desta quarta-feira (08/02).

Disposta a apoiar o time na busca de mais um resultado positivo no Campeonato Carioca, a torcida cruzmaltina adquiriu em massa ingressos no período da manhã, o que provocou uma instabilidade no site de vendas e reclamações de sócios e torcedores. O Vasco foi informado pelo Fluminense que os ingressos para os setores Norte (exclusivo para torcida do Vasco) e para os setores Leste inferior e Maracanã Mais, que são de torcida mista, estão esgotados.

Por fim, vale esclarecer que a comercialização de ingressos para o clássico foi feita para os torcedores cruzmaltinos de forma online por uma empresa parceira do adversário em virtude do mesmo ser o mandante da partida. O Vasco, portanto, não foi responsável pela estratégia de venda de ingressos para a partida".

No Carioca, as torcidas são divididas de maneira igualitária, conforme previsto no parágrafo único do Art. 22 do regulamento da competição: "Os clássicos deverão ser realizados [...] com torcida dividida (50% para cada clube), salvo acordo entre partes ou impedimento legal". O faturamento também é repartido igualmente.

A decisão pela carga reduzida de ingressos serviu para apimentar o clássico e colocar ainda mais lenha na fogueira da relação entre Fluminense e Vasco, cada vez mais desgastada em função do interesse vascaíno de participar da licitação do Maracanã. O estádio atualmente é administrado pela dupla Fla-Flu.

Um dos argumentos utilizados pelo Vasco é justamente o apelo da torcida, que tem esgotado com frequência os ingressos de jogos em São Januário.

Fonte: GE