Futebol

De reação histórica a capítulos negativos: A passagem de Ramón pelo Vasco

A dura goleada sofrida para o Criciúma, no sábado, encerrou a passagem de Ramón Díaz pelo Vasco. O trabalho, que começou com reação histórica pela permanência na Série A em 2023, terminou com episódios negativos em 2024 e com um "mal-entendido" como capítulo final.

Ótima primeira impressão

Ramón Díaz chegou ao Vasco em julho de 2023 junto com o filho, Emiliano Díaz. No ano passado, a dupla ajudou o time a escapar do rebaixamento para a Série B. Quando o técnico assumiu, o cenário era de terra arrasada: a equipe vinha de uma sequência de oito derrotas em nove jogos e estava na penúltima colocação, com apenas nove pontos.

Em 25 jogos, a comissão conseguiu 10 vitórias, seis empates e oito derrotas. Conquistou 36 dos 72 pontos possíveis, o que equivale a um aproveitamento de 50%. Na comparação entre o primeiro e o segundo turno de 2023, o Vasco saltou de um aproveitamento de rebaixado para uma campanha de quem disputa vaga na Libertadores. Ótima primeira impressão.

O primeiro baque

Em 2024, o time até foi bem na primeira fase do Campeonato Carioca, com boas atuações e invencibilidade nos três clássicos, mas depois amargou eliminação para o modesto Nova Iguaçu na semifinal. O resultado não foi bem aceito dentro do Vasco e nem pela torcida. Mas o treinador tinha crédito com os vascaínos e foi poupado.

Comentário machista

Um dos capítulos recentes deixou mancha na passagem do treinador pelo Brasil. Em coletiva após derrota para o Red Bull Bragantino, pela segunda rodada do Brasileirão, Ramón criticou a arbitragem daquele jogo e a da estreia da equipe no campeonato com um comentário machista.

Ele disse que é "complicado que quem decida no VAR seja uma mulher", como foi na partida contra o Grêmio, pela primeira rodada.

Ramón se retratou depois da coletiva, mas não assumiu o erro e disse que foi mal interpretado. A declaração do treinador pegou mal dentro do clube, que em nota oficial apontou o equívoco do argentino e pediu desculpas.

Interesse em sair

Pessoas do dia a dia do futebol do Vasco contaram à reportagem que há algumas semanas Ramón Díaz vinha dando indícios de que poderia sair do clube. Na semana passada, a Radio Continental de Buenos Aires publicou uma conversa do jornalista Hernán Castillo com o treinador.

- Perguntei a Ramón Díaz e Emiliano Díaz o que fariam se o River os chamasse e eles me disseram que tinham que ver o projeto e pelo menos pedir quatro jogadores - disse o repórter.

A especulação na Argentina é outro ponto que desagradou internamente. Martín Demichelis é atualmente o técnico do River Plate e tem respaldo do clube: "O Martín está trabalhando muito bem, confio muito no elenco e nele. Perdeu um jogo, isso não vai modificar um trabalho de longo prazo", disse o vice-presidente Ignacio Villarroel após derrota recente para o rival Boca Juniors.

Atritos no elenco

Outro fator que vinha desgastando Ramón no Vasco é a relação com parte do elenco. O ge ouviu de fontes ligadas a jogadores que o treinador não era unanimidade e que o contato mais próximo com os gringos não agradava a alguns atletas.

De fato, o treinador tinha boa relação com os jogadores sul-americanos, e o idioma o aproximava desse grupo. Emiliano Díaz, inclusive, era visto frequentemente com alguns desses atletas em eventos fora do clube. A "panela dos gringos" incomodava, mas não chegou a contaminar o ambiente.

Goleada histórica e "mal-entendido"

A goleada do Criciúma em cima do Vasco por 4 a 0 é a pior derrota do clube carioca como mandante na história da Série A do Campeonato Brasileiro. O resultado igualou outras quatro partidas em que o time perdeu pelo mesmo placar:

  • 25/11/1976: Vasco 0x4 Atlético-MG - Maracanã
  • 19/11/2000: Vasco 0x4 São Paulo - São Januário
  • 09/09/2012: Vasco 0x4 Bahia - São Januário
  • 08/07/2015: Vasco 0x4 São Paulo - Mané Garrincha
  • 27/04/2024: Vasco 0x4 Criciúma - São Januário

O resultado gerou uma série de protestos dos torcedores no decorrer da partida. Após o quarto gol do Criciúma, por exemplo, vascaínos aplaudira de pé o adversário em São Januário.

Mas o que causou mais mal-estar foi a forma como Ramón e Emiliano saíram do Vasco. Segundo informou o clube, a dupla pediu demissão primeiro ao gerente de futebol Clauber Rocha e, depois, o comunicado foi levado ao CEO Lúcio Barbosa. Em seguida, pediram para falar com os jogadores, e a decisão foi divulgada nas redes sociais do Vasco.

No entanto, em pronunciamento depois da partida, os dois afirmaram ter sabido da demissão somente pela nota do clube no Twitter e se sentiram desrespeitados.

O "mal-entendido" incomodou profundamente o Vasco, e pessoas da SAF acreditam que o movimento da dupla se deu em função da multa milionária de rescisão - eles só receberiam a bolada caso fossem demitidos. Isso ainda vai dar o que falar.

Ao todo, Ramón Díaz comandou o Vasco em 41 jogos, de 11 de julho 2023 a 27 de abril de 2024, com 17 vitórias, 11 empates e 13 derrotas. O aproveitamento foi de 50%.

Fonte: ge