Mercado

De olho no mercado internacional: Além de Peña, Vasco mira em dupla do River

Cada vez mais próximo de implementar a SAF e de conseguir o investimento da 777 Partners, o Vasco já mira o mercado internacional para tentar mudar a cara do time, pouco competitivo na primeira metade da temporada. Visando o acesso para voltar à elite do futebol nacional, o Cruz-Maltino mira o mercado internacional em busca de reforços. 

Nos últimos dias, três sul-americanos pintaram como possíveis reforços. E Carlos de Peña, uruguaio de 30 anos, parece ser o mais próximo de assinar com o Gigante da Colina. 

O modelo de negócio é simples, já que Peña tem contrato com o Dynamo de Kiev até o fim do ano, e a Fifa liberou os jogadores que atuam em Ucrânia e Rússia para assinarem contrato de pelo menos seis meses com outras equipes por conta da invasão russa em território ucraniano. 

Peña, inicialmente, assinará contrato de seis meses com o Vasco, e no meio do ano as três partes (cariocas, uruguaio e ucranianos) deverão chegar a um acordo para a sequência, ou não, do atleta em São Januário. Como o contrato do jogador em Kiev é só até o fim do ano, caso o desempenho em campo seja bom, o Cruz-Maltino não deve ter problemas para manter o atleta. 

Carlos de Peña é um ponta canhoto que tem a facilidade de jogar pelos dois lados. Formado pelo Nacional, onde foi campeão uruguaio, deixou o país natal para jogar no Middlesbrough, da Inglaterra, em 2015. Sem sucesso, se mudou primeiro para a Espanha, onde jogou metade de uma temporada com o Oviedo, e depois de um breve retorno para Montevidéu assinou com o Dínamo em 2019. 

Na Ucrânia, Peña somou 102 partidas, com 19 gols e 18 assistências, sendo campeão ucraniano, da Copa e da Supercopa do país. Aos 30 anos, atuará pela primeira vez no futebol brasileiro. 

Os argentinos do River 

A diretoria vascaína deve focar no mercado internacional em busca de reforços. Peña deverá ser apenas o primeiro nome a chegar. O Vasco já mapeia o mercado em busca de outros nomes, ao mesmo tempo também em que recebe ofertas de empresários. 

Nas possibilidades que surgiram na Colina, dois argentinos do River passaram a ser analisados com mais profundidade: Benjamin Rollheise e Fabrizio Angileri. 

A situação dos dois é similar: ambos estão em fim de contrato com o River, e fora dos planos do clube. A negociação, então, dependeria apenas de um acordo financeiro entre os agentes dos atletas e os dirigentes cariocas. 

Angileri, de 28 anos, teve destaque na Argentina pelo Godoy Cruz. No River, viveu sua melhor temporada em 2020/21, quando contribuiu com 12 assistências e três gols em 47 jogos. Campeão nacional em todas as frentes (liga, copa e supercopa) e da Recopa Sul-Americana, Angileri não joga desde outubro de 2021 e procura nova casa. A alta pedida dos agentes, porém, pode travar o negócio. 

Já Rollheise, de 22 anos, enfrenta certa resistência da torcida, que criticou o negócio nas redes sociais. O jogador fez 33 jogos como profissional do River, sem marcar gols, e também ainda não entrou em campo em 2022. Por desempenhar função similar e poder atuar na mesma posição de Peña, pode ser preterido. Com ou sem a dupla argentina, o Vasco, de qualquer forma, seguirá com os olhos abertos para o mercado internacional, buscando formar um time competitivo. 

Fonte: Ogol